Evento sobre formação de professores irá abordar imersão na Rota Bioceânica

De 6 a 8 de novembro, será realizada na Cidade Universitária a 4ª Semana de Educação e Formação Docente da Faculdade de Educação (Faed). Com suporte do The Bioceanic Educative Agenda: Education and Research Summit, o evento terá como tema Ensino, Pesquisa e Extensão imersos na Rota Bioceânica. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade e as inscrições podem ser feitas na página da Faed

Os interessados em apresentar suas produções científicas podem enviar o resumo expandido ou trabalho completo até esta sexta-feira, 25. As orientações para submissão, inscrição no evento e a programação completa podem ser acessadas aqui.

Segundo a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva, além da visibilidade à produção científica da área, o evento visa a promover discussões acerca dos impactos e oportunidades que a Rota Bioceânica trará para a educação, suscitando a comunidade a pensar estrategicamente sobre como integrar o tema nas práticas pedagógicas e de pesquisa, ampliando o olhar sobre o futuro das relações internacionais e suas implicações na formação educacional. “A Rota vai além da logística e comércio, influenciando diretamente a formação acadêmica e profissional. Ao conectar diversos países e culturas, ela cria novas demandas de ensino, pesquisa e extensão, desde o domínio de línguas estrangeiras até o desenvolvimento de competências interculturais e novas áreas de pesquisa. Educadores precisam estar atentos às transformações que a Rota trará, para preparar os alunos para essa realidade globalizada, oferecendo uma educação que dialogue com os desafios e oportunidades desse cenário”, informa.

“É uma discussão necessária sobre o que a Rota representará para a diversidade cultural, as desigualdades econômicas e as diferenças, os outros de nós mesmos, se não ressignificarmos a educação inclusiva, comumente circunscrita à educação especial e relações étnico-raciais. Vamos colocar o tripé para pensar-se neste recorte, Bioceânica Educativa, desde a formação, passando por pesquisas e alcançando outras interlocuções com a sociedade”, completa a professora da Faed, Fabiany de Cássia Tavares Silva, que integra a comissão organizadora do evento.

Na programação estão palestras, rodas de conversa, oficinas, exposição e grupos temáticos, entre outras atividades. No dia 8, a partir das 9h, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, realiza a conferência Rota Bioceânica: possibilidades, interesses e potencialidades para a cooperação nas práticas propostas. A atividade será no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, com representantes da UFMS, Argentina, Chile e Paraguai e mediação da professora da Faed, Maurinice Evaristo Wenceslau.

O The Bioceanic Educative Agenda: Education and Research Summit tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre a Semana, a programação completa e os links para inscrição podem ser acessados na página da Faed

Texto: Ariane Comineti