Evento reúne grupos PET da Cidade Universitária e dos câmpus

Aproximadamente 600 acadêmicos e professores da Cidade Universitária e dos câmpus da UFMS participaram, na noite de quinta-feira, 27, da transmissão de abertura da 19ª edição do InterPET.  A vice-reitora Camila Ítavo também participou do evento virtual, que é realizado pelo PET Agroflorestal do Campus de Chapadão do Sul (CPCS) com o tema PET: discussões e articulações para integração universidade e sociedade.

O InterPET tem como objetivo deliberar sobre as vivências e demandas locais, que norteiam as atividades desenvolvidas durante o ano, servindo também para obter os encaminhamentos levados ao encontro regional. Este evento consiste em um espaço de debates e apresentação de trabalhos, com o objetivo de refletir e deliberar, de forma organizada, encaminhamentos e decisões sobres as ações coletivas dos grupos PET de MS.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou a importância dos grupos PET trabalharem integrados. “Penso que deve ser um dos temas, que possamos trabalhar essa integração entre os grupos da UFMS, tanto em projetos estratégicos, em projetos internos no ensino e na pesquisa, mas também em projetos para atender toda a comunidade externa. Há muito espaço para fazer essa integração de maneira efetiva”, destacou a Camila.

Da cerimônia de abertura também participaram o pró-reitor de Graduação Cristiano Costa Argemon Vieira, o diretor CPCS Kleber Augusto Gastaldi, a coordenadora do PET Agroflorestal Meire Celestino Cordeiro, a presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, do Programa de Educação Tutorial (CLAA-PET) Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa e o professor convidado Cassiano Garcia Roque. “É uma honra para nós organizarmos esse evento. Parabenizo a vocês que foram muito felizes com a escolha do tema, pois eu acho que articular com a sociedade é uma forma de sermos lembrados e vistos. Quem não é visto não é lembrado e quem não é lembrado está fadado ao desconhecimento, à extinção. A nossa sobrevivência como instituição de ensino superior está intimamente ligada com a visibilidade e integração com a sociedade”, enfatizou o Kleber.

Segundo a presidente do CLAA PET, os grupos ajudam no crescimento e desenvolvimento dos estudantes. “Cumprimento a gestão da Universidade que está sempre preocupada em incentivar os nossos jovens a crescerem cada vez mais, a se desenvolverem e o PET é um excelente programa para isso, pois o acadêmico sai completamente transformado. Agradeço aos nossos professores, tutores do PET, sempre parceiros e lutando por esse programa. Que atinjamos cada vez mais qualidade, mais pessoas envolvidas. Estamos muitos satisfeitos”, disse Meire.

“Temos dois indicadores muito importantes na graduação. A taxa de sucesso é a que mostra para a sociedade qual a nossa capacidade de formar profissionais e outro indicador muito importante é a qualidade desses profissionais, que é representado pela qualidade dos nossos cursos. Sempre queremos formar mais profissionais, para promover o desenvolvimento da sociedade e formar com uma qualidade melhor, para que eles sejam excelentes profissionais. O comprometimento, engajamento dos estudantes em ações como os grupos PETs contribuem para que eles tenham esse sentimento de pertencimento, fiquem com a gente e concluam o curso”, destacou o pró-reitor Cristiano Argemon.

A coordenadora e organizadora do evento, Meire Celestino Cordeiro agradeceu a participação da mesa diretora, docentes, estudantes e falou a alegria de receber o convite para organizar o evento. A palestra de abertura teve como tema: Programa de Educação Tutorial: trajetória, desafios e articulações e foi ministrada pelo professor José Fernandes de Melo Filho, tutor do PET Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo Bahiano.

Nesta sexta-feira, 28, a programação do InterPet terá continuidade com discussões nos Grupos de Discussão e Trabalhos (GDT’s) e reunião geral dos tutores e discentes. Informações sobre os grupos PET da UFMS podem ser obtidas aqui.

Confira a programação completa:

Download (PDF, 815KB)

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.