Evento promove integração de pesquisadores do Curso de Engenharia Elétrica com universidade portuguesa

Pesquisadores e estudantes do Curso de Engenharia Elétrica poderão conhecer as oportunidades de projetos que serão desenvolvidos por programa de dupla diplomação em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Os temas serão abordados durante o workshop, que será realizado na segunda, 15, e terça-feira, 16.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, explica que a cooperação internacional entre as duas instituições prevê a dupla diplomação e titulação, ou seja, os estudantes de graduação e de pós-graduação em Engenharia Elétrica têm a possibilidade de realizar estudos que podem ser aproveitados em ambos os países. 

“É uma cooperação que traz uma oportunidade singular para os estudantes e também para os grupos de pesquisas envolvidos, que podem compartilhar conhecimento, realizar trabalhos em conjunto e desenvolver pesquisas com a atuação de equipes compartilhadas. É uma possibilidade que a gente abre por meio dessa cooperação internacional”, destaca.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Edson Antonio Batista, a dupla diplomação oferece vantagens, pois proporciona a vivência em pesquisa com uma instituição internacional e ainda favorece a inserção no mercado europeu. “O convênio permite que o curso e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica [da UFMS] recebam estudantes do Instituto Politécnico de Bragança e vice-versa. Para obter a dupla diplomação, os estudantes deverão passar um período na instituição do exterior”, afirma.

O edital com detalhes sobre como participar do programa ainda deve ser divulgado, mas o workshop on-line vai fornecer informações para que os estudantes interessados possam considerar a possibilidade. “Visa uma aproximação entre grupos de pesquisa, professores e estudantes de ambas as instituições, para que possam promover ações futuras em conjunto e possam explorar todos os benefícios que uma cooperação internacional pode trazer”, complementa o diretor da Aginova. 

Os interessados em participar do workshop devem enviar e-mail para o endereço mestrado.eletrica@ufms.br.

Confira a programação:

Segunda-feira

9h-9h10 Abertura do Workshop
9h10-9h40 Apresentação do modelo DD mestrado-mestrado
9h40-10h10 Apresentação dos interesses e competências de investigação/pesquisa na UFMS na área da Engenharia Elétrica
10h10-10h25 Questões e respostas
10h25-10h55 Apresentação dos interesses e competências de investigação/pesquisa no IPB na área da Engenharia Eletrotécnica
10h55-11h10 Questões e respostas

Terça-feira

9h-9h10 Abertura das Atividade – diretor da Aginova e diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
9h10-9h40 Apresentação dos interesses e competências de investigação e pesquisa na UFMS na área da Engenharia Elétrica
9h40-9h55 Questões e respostas
9h55-10h25 Apresentação dos interesses e competências de investigação e pesquisa no IPB na área da Engenharia Eletrotécnica
10h25-10h40 Questões e respostas
10h40-11h10 Conclusões e plano de ação futuro

Texto: Mylena Rocha

Foto: Álvaro Herculano