Evento internacional aborda o Modernismo no Brasil e em Portugal

Teve início ontem, 1º, e segue até domingo, 4, o congresso “Modernismos 2021 pra cá e pra lá”, que reúne estudantes e docentes pesquisadores do Brasil e de Portugal em um diálogo transatlântico sobre as relações entre os movimentos Modernistas ocorridos nos dois países. O evento é realizado de maneira híbrida, com programação on-line para todos os participantes e presencial apenas para um número restrito de pessoas, em Portugal.

Na manhã de hoje, 2, o reitor Marcelo Turine participou da sessão em honra à Nadir Afonso, arquiteto, pintor e pensador português homenageado no evento. “Agradeço o convite para estarmos juntos hoje. A aproximação entre os pesquisadores dos dois países é muito importante e importante também é reconhecermos as nossas personalidades, pessoas que ajudam a manter nossa história e cultura, como Nadir Afonso. Colocamos a Universidade à disposição para fortalecermos nossas relações institucionais e relações científicas”, disse.

“É uma satisfação ter a UFMS associada ao congresso, termos uma organização conjunta. Agradeço a todos que colaboraram para a realização desse evento, que surgiu a partir da demolição de uma obra de Nadir Afonso na Vila Real, uma obra modernista. Damos as boas vindas a todos os participantes, esperamos que aproveitem”, falou a esposa de Nadir Afonso e representante da Fundação que homenageia o arquiteto, Laura Afonso.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas, Antonio Guilherme Pires, “Nadir Afonso está no coração de todos, uma vez que é filho das nossas terras. As características que ele tinha são do nosso povo. Ele guiava-se por determinados valores que eram a responsabilidade social, cuidado com as pessoas, simplicidade, humildade, virtude e persistência. Características que também se ressaltam em sua vida e obra”.

Mila Simões de Abreu da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) falou um pouco sobre a “Alter Ibi – associação transfronteiriça para o desenvolvimento”, que reúne brasileiros e portugueses para o desenvolvimento de projetos, ideias e troca de experiências. “É absolutamente uma experiência única que traz uma capacidade de ligação com muita gente no Brasil, organizamos seminários com grande participação, nos quais todos aprendemos muito. Esperamos seguir estreitando as relações entre as instituições”, afirmou.

“Nós temos uma cultura, uma mesma cultura. Temos uma separação política que não destruiu essa ligação. Estou entre os brasileiros que escolheu conhecer Portugal para entender o Brasil, essa relação é essencial. Nós temos uma mesma cultura, mas precisamos nos conhecer melhor”, apontou Dalton Sala também da UTAD / Alter Ibi.

Mais informações sobre o congresso e toda a programação podem ser obtidas no site https://modernismos2021.wordpress.com/.

Texto: Ariane Comineti