foto: Agência Fotográfica Jornalismo UFMS

Evento discutiu Gestão Empresarial, Negócios Sociais e Empreendedorismo

N os dias 24 e 25 de novembro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sediou a 2ª Feira de Soluções Inovadoras. O evento aconteceu no Complexo Multiuso e sua programação aconteceu em conjunto com o IV SIMPGES: Negócios Sociais e seus Desafios e XVI Encontro de Iniciação Científica. O apoio foi do Sebrae MS e da Fundect e das Empresas Juniores da UFMS.
O objetivo foi promover a participação, seleção e premiação de grupos compostos por alunos de graduação e professores da UFMS com propostas de soluções inovadoras (produtos, serviços, soluções para comunidades). A programação contou com exposições de ideias inovadoras, palestras, apresentações de resumos do simpósio e trabalhos de Iniciação Científica, premiações e eventos das Empresas Juniores.
O professor Sérgio de Carvalho e Araújo, coordenador do Projeto de Educação Empreendedora na UFMS disse que o evento, dirigido para alunos de todos os cursos e câmpus da Instituição, foi fundamentado em várias etapas, como a formação do projeto em si, a transmissão de conhecimentos sobre o empreendedorismo para os alunos, a etapa de experimentação, onde os alunos desenvolvem conteúdos, a execução da Feira de Empreendedorismo, onde as ideias são colocadas em prática, até a consolidação das ideias como negócios efetivos, onde o aluno passa a ser o agente de seu próprio negócio.
O empresário Paulo Gontijo, do Instituto Millenium, do Rio de Janeiro, proferiu uma palestra com o tema: “Como construir um país empreendedor”, e enfatizou que o empreendedorismo é uma ação positivamente empreendedora, e que o foco deve ser de dentro para fora. “O foco deve ser primeiro em você, e depois na forma”, explicou.

2ª Feira de Soluções Inovadoras foi voltada a todos os cursos e câmpus da Instituição – foto: Agência Fotográfica Jornalismo UFMS