Evento discute consumo responsável de energia na Universidade

Nesta terça-feira, 19, a partir das 18h, será realizado o workshop Consumo Inteligente UFMS, que tem como intuito debater práticas eficientes e sustentáveis de utilização de energia elétrica no ambiente universitário. O evento conta com palestras, mesas-redondas e atividades interativas e será promovido no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. Os interessados podem se inscrever neste link

A professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e coordenadora do Laboratório de Eficiência Energética, Nadya Kalache, enfatiza que o evento permite a reflexão sobre o impacto do consumo de energia em todos os câmpus. “Eu convido todos a participarem, pois esse evento também será uma chance de conexão e colaboração entre alunos, professores e servidores, todos comprometidos com o mesmo objetivo. Juntos, podemos dar início a mudanças significativas que impactarão o campus e nossa própria consciência sobre o uso dos recursos”.

“A participação no evento é muito importante porque o consumo consciente de energia não é só uma questão de economia, mas também de responsabilidade ambiental. Ao nos reunirmos para discutir essas práticas, estamos contribuindo para uma UFMS mais eficiente, além de promover uma cultura de preservação de recursos. É uma oportunidade para aprender, trocar experiências e assumir um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável para a Universidade”, ressalta a professora.

Para a professora, o consumo consciente de energia se alinha à missão social e ambiental da Instituição. “A Universidade é um espaço onde formamos cidadãos e profissionais. Ao incentivar o uso consciente de energia, estamos não só contribuindo para a preservação de recursos naturais, mas também educando e inspirando futuros profissionais a levarem essa mentalidade para suas carreiras e vidas. Nosso câmpus deve ser um exemplo de sustentabilidade para a sociedade. Ao adotarmos práticas conscientes, mostramos à comunidade ao redor que é possível aliar economia, preservação e inovação”, avalia.

“A ideia [de realizar o evento] surgiu da importância dos custos da energia elétrica. A Universidade gasta cerca de R$ 8 milhões e estimamos que tem um potencial de economia de 5%, isso podendo chegar a R$ 400 mil de economia por ano, e esse recurso pode ser utilizado em outras ações da UFMS”, explica o técnico em Eletricidade do Laboratório de Eficiência Energética e um dos organizadores do evento, Rodrigo Alcantara. “As pessoas que participarem aprenderão pequenas e fáceis ações que ajudarão a chegarmos a essa meta. Quanto maior a participação da comunidade acadêmica da UFMS, mais fácil conseguimos esses resultados”, completa.

Texto: Alíria Aristides