Evento Deixa Brincar terá atividades desenvolvidas por unidades da UFMS

No próximo sábado, 25, será realizada a 10ª edição do evento Deixa Brincar. Promovido pelo Núcleo Regional da Aliança pela Infância em alusão à Semana Mundial do Brincar, o evento deve começar às 13h, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A UFMS será uma das participantes da ação junto a outras instituições, como o Fórum Permanente de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública Estadual, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Universidade Católica Dom Bosco e a Faculdade Insted.

O projeto de extensão Histórias, brincadeiras e narrativas infantis, coordenado pela professora da Faculdade de Educação (Faed) Luciene Cléa da Silva, é responsável pela programação da Universidade nesta edição. Entre as atividades propostas estão rodas de leitura, contação de histórias, brincadeiras de roda e outras ações lúdicas que seguem o tema principal do evento Vem para a roda – no ritmo do brincar. 

“Também estamos arrecadando livros de literatura Infantil, que serão usados no dia 25 e, em seguida, enviados para crianças do Rio Grande do Sul”, explica a professora. Os livros podem ser entregues até quinta-feira, 23, no ponto de arrecadação da Brinquedoteca, localizada no setor 2 da Cidade Universitária, e no dia do evento, no Parque das Nações Indígenas.

“Esperamos que este seja um convite para refletirmos sobre o brincar como um direito essencial das crianças e fundamental para uma infância digna, plena, brincante, afetuosa e repleta de encantamentos. Participe conosco, vamos construir juntos esta nova história sobre o brincar e a infância!”, convida Luciene.

Além do Curso de Pedagogia, os cursos de Educação Física e Artes Visuais participam da ação, com a promoção de brincadeiras, oficinas de brinquedos e outras propostas divertidas. A Faculdade de Computação (Facom) também aderiu ao projeto e vai levar uma oficina de lógica para crianças, abordando algoritmos, sentidos e programação, com diversão. “Capacitamos os seis estudantes que participam da atividade. Eles foram apresentados à plataforma Cubetto, de robótica educacional simples, e prepararam materiais e a oficina que será realizada no próximo sábado. Assim, apresentaremos a computação para crianças com uma oficina que vai envolver bastante o público infantil”, conta a professora Luciana Montera.

“Acredito muito na participação dos nossos estudantes, pela formação prévia e conhecimento que eles adquirem durante e antes do evento. Além, claro, de ter a oportunidade de participar de uma ação de extensão, fora da Cidade Universitária, levando o conhecimento que eles têm para a população e atingindo não apenas as crianças, mas também seus pais. Eles ganham muito com isso”, reforça a professora da Facom.

“Quem tiver interesse em participar, pode enviar e-mail para mais informações”, finaliza Luciene.

Mais informações sobre a ação do projeto no 10º Deixa Brincar, clique aqui.

Texto: Vanessa Amin