Evento de Antropologia aborda povos tradicionais na contemporaneidade

Até o dia 8 de abril a UFMS sedia a Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul com o tema “Povos tradicionais na contemporaneidade: cosmologias e territórios”. O objetivo é reunir os profissionais da Antropologia que atuam em todo o estado para a partilha de práticas e reflexões sobre a história na região e sobre as perspectivas de futuro do segmento.

A conferência de abertura, na noite do dia 5, contou com a presença do Reitor Marcelo Turine e foi ministrada por Jane Felipe Beltrão, antropóloga Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), docente associada da Universidade Federal do Pará (UFPA) e também docente visitante no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMS. A professora falou sobre os “Povos tradicionais na contemporaneidade: cosmologias e territórios”.

A programação teve continuidade nesta manhã com duas mesas temáticas, uma sobre os “Saberes indígenas: diálogos e experiências acerca dos conhecimentos tradicionais no ambiente escola” e outra sobre a “Educação escolar indígena: diálogos sobre o campo de pesquisa”. Na tarde de hoje (6) serão realizados ainda grupos de trabalho temáticos e à noite uma mesa sobre a “Gestação, infância e socialidade indígena”.

Nos dias 7 e 8 a programação segue com as mesas “Territorialidade, conflito e resistência indígena”, “Povos quilombolas e ribeirinhos: identidade e território”, “Corporalidade, substâncias, ritual e religião nos contextos e fluxos indígenas” e “Trabalho antropológico e organização política indígena”. Haverá ainda reuniões dos grupos de trabalho, comunicações orais e apresentações com banners.

A conferência de encerramento no dia 8 trará uma reflexão sobre a antropologia brasileira desde o MS, ministrada por Antonio Carlos de Souza Lima. O Professor Titular de Etnologia do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é licenciado em História pelo ICHF do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional da UFRJ.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: https://antropologiams.wixsite.com/rams