Evento completa 25 anos unindo alunos, pesquisadores e profissionais da Medicina Veterinária

Foi realizada na manhã de hoje (22), no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ), a abertura da XXV Semana Intensiva de Estudos em Medicina Veterinária (SIEV). O evento é organizado pelos alunos do 9º semestre do curso e conta com a participação não só dos acadêmicos de todos os semestres da UFMS como também de alunos e pesquisadores de outras instituições de ensino e ainda de profissionais atuantes no mercado.

A abertura contou com a presença do Reitor, Marcelo Turine, da Vice-Reitora Camila Ítavo, do Diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio, do Médico Veterinário e Secretário Geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV-MS), Leonardo Azambuja Jacarandá, do coordenador do curso na UFMS, professor Danilo Carloto Gomes, do docente coordenador da Semana, professor Valdemir Alves de Oliveira e do presidente discente da SIEV, Willian Vaniel Alves dos Reis. Esteve presente ainda o Pró-Reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho.

De acordo com o presidente discente da Semana, Willian dos Reis, o objetivo é oferecer palestras e minicursos de assuntos diversos, que complementam a formação acadêmica e promovem o maior conhecimento. “Nós da organização fizemos um apanhado dos assuntos atuais na Medicina Veterinária e pesquisamos também com os alunos o que gostariam de conhecer com mais profundidade. Vamos abordar durante a semana vários temas como pequenos animais, grandes animais, ovinocultura, equinocultura, inspeção, animais silvestres, saúde pública, entre outros, enfim, tudo que o aluno possa vir a agregar ao seu currículo e conhecimento”, explicou.

O professor Valdemir de Oliveira, coordenador da SIEV, lembra que o curso de Medicina Veterinária da UFMS foi pioneiro em Mato Grosso do Sul e acredita que a Semana seja o evento acadêmico de maior expressão no Estado. “Trazemos vários professores, pesquisadores, profissionais que atuam nas diversas áreas da Medicina Veterinária do País inteiro, tanto no segmento da clínica médica, da cirurgia, quanto da produção animal. Então além da importância para os acadêmicos do curso, o evento é importante também para médicos veterinários, pro produtor rural, é uma oportunidade de conhecerem o que está sendo feito e pesquisado e conhecerem as pessoas que tanto trabalham em prol da Medicina Veterinária”, afirmou.

O Diretor da Famez, Fabrício Frazílio, falou que a SIEV é extremamente rica em experiências e assim é complementar ao currículo, e que a presença de pesquisadores e profissionais de fora fortalece o conhecimento gerado e compartilhado.

O coordenador do curso na UFMS Danilo Gomes lembrou que para além da participação no evento, a experiência de organizar a Semana também incrementa a formação dos alunos, que já realizam o contato, intermediado por professores, com profissionais, pesquisadores e professores atuantes na área.

Integração

O Reitor da Universidade, Marcelo Turine, ressaltou a importância de eventos técnico-científicos realizados de forma transversais, que congregam graduação e pós-graduação. “A Semana é uma oportunidade para os alunos terem contato com acadêmicos e professores de outras Instituições, bem como profissionais atuantes no mercado e poderem assim trocar conhecimentos. Além da formação complementar é uma formação também cidadã, onde os acadêmicos podem ver o outro não como um profissional com o qual devem competir, mas como um profissional parceiro. A UFMS está e estará sempre de portas abertas, por meio da Famez e da coordenação do curso, para sediar discussões de temas importantes para a área”, declarou.

O Pró-Reitor de Graduação, Ruy Corrêa, também evidenciou o contato com futuros colegas. “A formação do aluno de graduação não ocorre só dentro da sala de aula, mas em todo o ambiente da Universidade. Essa formação se aprimora muito com o contato com estudantes de outras universidades em semanas como essa. Muitas vezes, depois que se formam, esses estudantes vão se tornar colegas de trabalho e essa integração que ocorreu durante esse momento facilita muito o trabalho futuro”, disse.

O Secretário Geral do CRMV-MS, Leonardo Azambuja, relatou que foi acadêmico na Instituição e sente orgulho em participar novamente do evento. “Fico muito feliz com a SIEV porque é nesse espaço que propulsionamos o desenvolvimento da Medicina Veterinária. Nós do CRMV-MS acreditamos que eventos como esse devem sempre ser incentivados, e ver aqui o apoio das diversas empresas na quais futuramente vocês irão atuar é muito importante”, finalizou.

Participação e programação

Nesta edição, a XXV SIEV congrega cerca de 200 participantes de diversas instituições. Além de alunos da UFMS, participam acadêmicos da Anhanguera Uniderp, UCDB, Unigran Dourados, entre outras.

Na abertura da Semana, o acadêmico Marcos Vargas da Silveira, em nome de toda a organização, realizou uma homenagem a dois professores que estiveram na primeira SIEV. Fernando Arevalo Batista era na época acadêmico e Valter Joost Van Onselen já era professor do curso e foi idealizador e coordenador da primeira edição do evento.

A programação da Semana será intensa com um ciclo de palestras de 22 a 26 de maio, nos períodos matutino e vespertino, no auditório da Famez, e com minicursos que já foram ministrados nos dias 20 e 21 e serão também ministrados no próximo fim de semana, nos dias 27 e 28, nos laboratórios da Famez.

Confira mais informações sobre o evento no site: http://siev2017.wixsite.com/siev2017