No dia 25 de outubro, a Universidade promove o evento Observa Agro – Caminhos para Inovação no Agronegócio de Mato Grosso do Sul. Realizado pela primeira vez no Estado, a atividade será no auditório da Escola de Administração e Negócios (Esan), no setor 3 da Cidade Universitária, às 14h. A ação é aberta à comunidade universitária e externa, sem necessidade de inscrição prévia.
O evento será realizado em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) e o grupo de pesquisa Mercados, Inovação e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Atitus Educação. O evento conta com a participação da professora e co-fundadora do Observa Agro, Giana de Vargas Moraes.
A professora da Esan e diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, deve mediar o evento e apresentar resultados da pesquisa Atitude frente às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade: análise da intenção de compra de alimentos orgânicos e alimentos locais, financiada pela Fundect-MS. “O evento será rico em discussões que certamente contribuirão para a geração de insights para novas pesquisas, bem como para a prática do agronegócio em MS”, ressalta.
Na ocasião, também haverá o pré-lançamento de uma cartilha para crianças e adolescentes sobre alimentos orgânicos e os benefícios para o consumo, fruto da pesquisa mencionada acima. “A ideia de focar no público infantil é estratégica, pois as crianças, além de serem formadoras de hábitos, têm a capacidade de levar informações para suas famílias e comunidades. Ao criar uma conexão com o tema, elas podem se tornar agentes de mudança, influenciando positivamente o comportamento alimentar e a consciência ambiental ao longo da vida”, explica.
O diretor-presidente da Fundect-MS, Márcio de Araújo Pereira, também estará presente no evento para apresentar o trabalho de apoio à inovação no agronegócio no Estado, realizado pela Fundação. “Esse é um tema muito importante para o Estado de Mato Grosso do Sul. É fundamental para o Estado continuar investindo e caminhando para essa construção e criação de soluções para o agro e também para o ambiental. Somos um Estado agroambiental e, nesse sentido, esse avanço fica cada vez mais evidente. Então continuaremos investindo em eventos de qualidade como esse”, pontua.
Texto: Alíria Aristides