Eu Respeito de dezembro expressa gratidão à comunidade universitária

Gratidão é um sentimento que pode ser demonstrado por meio de palavras, abraços e ações, e a UFMS – por meio da campanha Eu Respeito de dezembro – visa expressar sua gratidão a todos os estudantes, professores, técnicos-administrativos e servidores terceirizados que compõem a comunidade universitária.

A programação de dezembro é diversificada, há conhecimento, ensino e cultura, três facetas que bem representam o trabalho e o papel social da Universidade:

A partir do dia 1° de dezembro, o Monumento Símbolo será iluminado com a cor vermelha, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Como sempre ocorre, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) fará uma ação de testagem e aconselhamento na data; porém, em razão das medidas de biossegurança decorrentes da pandemia, a ação será menor este ano.

O Hospital Dia, referência no combate a infecções virais em Campo Grande, sedia as atividades. Das 7h30 às 9h será realizada uma roda de conversa sobre a descentralização do cuidado às pessoas vivendo com HIV e o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que prestam testagem e aconselhamento, tratamento, coleta de exames e dispensação de medicamentos. O debate reforçará também os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Além disso, serão disponibilizados folders explicativos sobre Aids, HIV e hepatites virais, e distribuídos lacinhos vermelhos (botons), autotestes de HIV (fluido oral) e preservativos. Também será servido um coffee break para os pacientes agendados para consultas e coletas de exames, e aos funcionários da unidade.

Também no dia 1º, às 9h30, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e a Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams) promovem a mesa-redonda “Encontro com Carlos Nejar: a importância da literatura para a formação humana”. Carlos Nejar é poeta, membro da Academia Brasileira de Letras e faz parte do grupo de brasileiros que já foram indicados ao prêmio Nobel de Literatura. Na mesa-redonda, ele falará sobre a vida e obra de Machado de Assis. Acompanhe aqui.

A instituição encerra o ano com a esperança de receber muitos novos estudantes em 2022. As provas do Vestibular UFMS e do PASSE serão aplicadas nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente. Acesse ingresso.ufms.br para conferir o local de aplicação das avaliações.

No dia 7, será realizado o Natal Luz – tanto presencialmente, no Teatro Glauce Rocha, quanto on-line, com transmissão ao vivo pela TV UFMS às 19h. O evento reúne os dirigentes da Universidade com o intuito de recordar o ano vivido e incentivar o espírito natalino de gratidão e fraternidade, junto a apresentações musicais.

E falando de Teatro Glauce Rocha, em 2021 este importante marco cultural completou 50 anos. Para comemorar, o concurso musical Festival Universitário da Canção (FUC) foi retomado. Ao longo do mês as apresentações musicais dos concorrentes serão divulgadas e abertas para votação do público. As apresentações foram gravadas no Teatro, bem como a realização da cerimônia de premiação também será.

A cultura também será retratada no Todas as Artes, programa de entrevistas com artistas regionais e nacionais. A Sinapse Companhia de Dança Contemporânea da UFMS é a convidada deste mês, para falar sobre o “Reminiscência”, processo coreográfico criado pelo grupo durante a pandemia. A transmissão é pelo canal da TV UFMS.

Já no dia 17, a Sinapse apresentará um espetáculo dos trabalhos que realizaram sobre as pesquisas do movimento feitas pelo grupo. Haverá também uma homenagem ao aniversário do Teatro Glauce Rocha  e a participação especial do Ginga Espaço de Dança. O espetáculo será presencial, às 20h, no Teatro.

Para iniciar 2022 com o pé direito, os servidores receberão já em dezembro o calendário institucional com as imagens do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos, junto com os cadernos personalizados da Universidade, para anotações do dia a dia de trabalho.

Acompanhe o Portal UFMS, as redes sociais institucionais, a Rádio Educativa 99,9 FM e a TV UFMS para informações detalhadas sobre cada ação.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto Leticia Bueno