Estudos sobre violência são destaque durante a 71ª SBPC

A mesa-redonda “Biologia e Sociologia da Violência”, realizada nesta terça-feira (23), teve a participação da professora de Sociologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Liana de Paula, e do diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), José Vicente Tavares dos Santos.

A professora Liana de Paula, que tem seus estudos voltados para a sociologia da violência e para os adolescentes em conflito com a lei, concentrou sua fala a respeito da relação entre a juventude e a violência. A palestrante afirmou que as principais vítimas das diversas formas de violência são os jovens de 14 a 25 anos e a população negra, que representa 75% das vítimas de homicídios. “São jovens e negros que estão morrendo”. Para ela, é necessário pensar na despreocupação que a sociedade tem com a próxima geração.

O palestrante José Vicente Tavares dos Santos caracterizou a violência como ato de excesso de poder, quando uma pessoa necessita dominar a outra. Segundo o professor aposentado da UFRGS, os principais atingidos são os jovens, as mulheres e os povos indígenas e se trata de uma questão política. “É preciso lutar por uma cultura da paz e por um futuro melhor”, finalizou.

Texto: Mariana Alvernaz (Estagiária de Jornalismo)