Estudantes têm trabalhos reconhecidos em concurso nacional de Engenharia de Software

Estudantes da Faculdade de Computação (Facom) foram selecionados nos concursos de Trabalho de Iniciação Científica e de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, realizado no Congresso Brasileiro de Software. Os concursos selecionam os melhores trabalhos do Brasil na área.

O professor da Facom, Awdren de Lima Fontão, comenta que a seleção dos estudantes indica o reconhecimento da qualidade dos trabalhos de iniciação científica e mestrado que são produzidos no Laboratório de Engenharia de Software. “O reconhecimento permite o avanço da Facom como uma referência na área”, afirma.

O Concurso de Trabalho de Iniciação Científica tem como objetivo promover a divulgação de trabalhos de pesquisa, realizados durante a graduação, e integrar pesquisadores e futuros pesquisadores. Já o Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software busca a divulgação e premiação das melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Egresso do curso de mestrado e selecionado para o concurso, Gabriel de Menezes relata que o destaque representa o reconhecimento de mais de dois anos de dedicação. Ele agradece o coorientador, André Hora, e o orientador Bruno Cafeo. Ele conta que se inscreveu sem pretensão e semanas depois recebeu uma mensagem o parabenizando ao ser selecionado. “Mas a ficha só caiu quando meu orientador me contatou dizendo: sua dissertação está entre as 3 melhores de Engenharia de Software no Brasil! Aí eu percebi a dimensão do que isso representa”, comemora.

O estudante do curso de Engenharia de Software e finalista no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica, Pedro Arantes, afirma que a seleção marca a finalização do ciclo de sua pesquisa, além de ser uma recompensa pelo tempo de dedicação ao trabalho, que contou com o suporte de outras pessoas. “Os professores e colegas do laboratório sempre me auxiliaram durante a pesquisa, seja refinando o método de pesquisa ou as apresentações do trabalho. Essas pessoas foram essenciais para conseguir chegar até esse momento”, reforça.

O trabalho de Gabriel de Menezes é intitulado “Exploring Code Samples Characteristics and Their Impacts on Software Ecosystems” e Pedro Arantes apresenta a pesquisa “Analisando a Morte de Ecossistemas de Software para plataformas Web a partir de abordagem de Redes Sociais e Reciclagem de Recursos”. Os dois alunos apresentarão os trabalhos no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, entre os dias 25 e 29 de setembro. Confira a programação completa do Congresso aqui.

Texto: Raquel Alves