Estudantes têm disciplina de empreendedorismo e inovação de forma optativa e a distância

Acadêmicos de seis câmpus da UFMS poderão se inscrever para cursar a disciplina optativa de empreendedorismo e inovação, oferecida na modalidade EaD por meio de parceria entre o Sebrae e a Universidade. Para participar o estudante precisa se matricular por meio do Sistema Acadêmico (Siscad), entre os dias 29 e 30 de julho. São poucas vagas e elas serão preenchidas por ordem de matrícula.

Para a Cidade Universitária são duas turmas, totalizando 93 vagas distribuídas em dez cursos; CPAN 50 vagas para dez cursos; CPCS 35 vagas, distribuídas por três cursos; CPNV 30 vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo; CPTL 40 vagas para três cursos e CPAQ 50 vagas, distribuídas entre seis cursos.

Segundo a secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) da UFMS, Mariana Klein Marcondes, a disciplina será oferecida durante todo o segundo semestre. “Esta é uma disciplina optativa que já ocorre na Universidade desde 2018, mas ela está diferente porque o Sebrae alterou de forma que seja aplicada no formato Educação a Distância (EaD)”.

Ela lembrou que os professores foram capacitados para ministrar essa disciplina, que tem a metodologia do Sebrae. “ Esta disciplina é muito importante para desenvolver o espírito empreendedor dos estudantes e também para aplicar a questão do mercado nos cursos”, diz.

Capacitação

No total, 56 professores foram capacitados este ano na metodologia EaD. A professora Ana Graziele Lourenço Toledo, também diretora do CPAQ, participou e acredita que a oferta da disciplina é um diferencial para o aluno.

“Vejo como importante iniciativa para fomentar esses comportamentos na Universidade. A expectativa é que consigamos demonstrar para alunos de diversas áreas do conhecimento que o empreendedorismo e a inovação partem de comportamento proativo das pessoas e se estabelecem como motores do desenvolvimento econômico de um País porque mudam positivamente todos os que se envolvem com essas práticas”, afirma.

Ela também ressalta que, por vezes, ocorre a centralização das temáticas de empreendedorismo e inovação em cursos da área de negócios, mas é possível inovar e empreender em todas as áreas, melhorando processos e produtos.

“A disciplina tem metodologia específica para plantar e cultivar a sementinha do empreendedorismo e inovação nos nossos alunos eles aprenderão instrumentos utilizados pelo empreendedor, como a modelagem de negócio e a perspectiva de agregação de valor sobre a qual se sustenta um empreendimento de sucesso em qualquer área. É uma oportunidade ímpar para desenvolver olhar crítico sobre os problemas e desenvolver soluções e é isso que faz o sucesso de um empreendimento. Significa abrir novas possibilidades para os nossos alunos”, diz.

Veja como está a distribuição das vagas:


Cidade Universitária – Turma 1 (40 vagas)

Engenharia de Software

Engenharia da Computação

Sistema da Informação

Ciência da Computação

Engenharia Elétrica

8 vagas

8 vagas

7 vagas

7 vagas

10 vagas

Cidade Universitária – Turma 2 (53 vagas)

Engenharia Elétrica

Engenharia Civil (Integral)

Engenharia Civil (noturno)

Engenharia Ambiental

Engenharia de Produção

Eletrotécnica Industrial

10 vagas

10 vagas

10 vagas

10 vagas

10 vagas

3 vagas

CPAN – 50 vagas

Administração

Ciências Contábeis

Direito

Ciências Biológicas

Educação Física

Sistema de Informações – integral

Sistema de Informações – Noturno

Psicologia

Matemática

Geografia

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

5 vagas

CPCS – 35 vagas

Administração

Agronomia

Engenharia Florestal

15 vagas

10 vagas

10 vagas

CPNV – 30 vagas

Arquitetura e Urbanismo 30 vagas

CPTL – 40 vagas

Direito

Administração

Ciências Contábeis

20 vagas

10 vagas

10 vagas

CPAQ – 50 vagas

Ciências Biológicas

Letras

Matemática

História

Administração

Pedagogia

10 vagas

10 vagas

5 vagas

3 vagas

12 vagas

10 vagas

Texto: Christiane Reis