Estudantes de graduação e pós-graduação podem solicitar atendimento psicológico gratuito na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, de Chapadão do Sul, do Pantanal, de Paranaíba e de Três Lagoas. Nos demais câmpus, o pedido deve ser feito ao Serviço Social, que fará o encaminhamento. A solicitação pode ser feita por meio do formulário on-line.
O Atendimento Psicológico faz parte dos serviços de prevenção e promoção de saúde mental da Universidade e é voltado para os quadros de baixa e média complexidade. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso, a permanência, a participação e o sucesso do estudante na sua jornada acadêmica.
“A UFMS tem estado muito preocupada com a promoção de saúde mental dos nossos estudantes e oferece, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante (Sease), uma rede de apoio à saúde física e mental para todos os estudantes da graduação, presencial e a distância, e para pós-graduação. O nosso atendimento é uma escuta inicial e, dependendo da necessidade do nosso estudante o encaminhamos para um serviço de atendimento de longo prazo: para o Serviço Escola de Psicologia da Universidade, para o Sistema Único de Saúde ou para profissionais que atendem por meio de tabela social”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.
A psicóloga da Sease, Danielle Silveira da Cunha, aponta alguns sinais que indicam a necessidade de procurar ajuda especializada. “O atendimento é capaz de reduzir a evasão e colabora para que os estudantes tenham melhor desempenho. Os principais indicativos de que uma pessoa precisa de ajuda é quando percebe alteração de sono, alimentação, choro frequente, sentimento de desesperança e até pensamentos sobre morte”. Apesar da assistência estar disponível para todas as idades, a psicóloga observou que a faixa etária com maior procura são entre jovens de 18 a 26 anos de idade e que a maioria das queixas e transtornos estão relacionados à ansiedade e ao transtorno generalizado de ansiedade.
Pessoas que já são acompanhadas por profissionais de saúde mental podem solicitar o atendimento, entretanto a psicóloga aconselha que permaneçam no seu tratamento. “Não é recomendável a substituição do atendimento de psicólogo externo por atendimento de psicólogo da Sease, pois o serviço de psicologia no contexto escolar não se configura como psicoterapia, caracteriza-se por ser breve, orientativo e para prevenção”, detalha a psicóloga.
No formulário, os estudantes deixam um breve relato justificando a solicitação, enquanto os profissionais fazem uma análise e os casos mais graves são chamados. “São oferecidas três sessões, nas quais se realiza o acolhimento do estudante, a análise de sua demanda, a busca de estratégias que contribuam para sua saúde mental e, se necessário, encaminhamento para outros serviços”, explica a secretária da Sease, Ana Lúcia Martins de Souza. A iniciativa dispõem de plantão psicológico, conforme disponibilidade de profissionais, e atendimentos presenciais e on-line.
Além do atendimento psicológico, a Universidade promove ações mensais de promoção e atenção à saúde mental por meio da Campanha Eu Respeito. “Eu convido, nossos estudantes a ficarem atentos também às ações mensais da Campanha Eu Respeito, que a cada mês seleciona um tema, uma cor e desenvolve ações de promoção à saúde mental. E, se você é técnico, docente, estudante ou é um colaborador e está passando por um momento de sofrimento mental, entre em contato com a secretaria e solicite um atendimento”, orienta o pró-reitor.
A orientação para os estudantes que estão em câmpus onde o atendimento não é ofertado é para que procurem o assistente social do câmpus ou entre em contato com a secretaria para obter orientação. E quem desejar saber mais sobre a iniciativa pode acessar o portal Saúde Mental, e também entrar em contato pelo e-mail sease.proaes@ufms.br ou pelo WhatsApp 67 3345-7018 de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Outros telefones estão disponíveis no formulário e no site.
Texto: Claiane Lamperth