Por meio do projeto “Narrativas em tempos de luto pela Covid-19: apuração de histórias no Memorial Inumeráveis”, estudantes de Jornalismo, Letras, Ciências Sociais e Psicologia de todos os câmpus poderão atuar como extensionistas voluntários. Ao todo são 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até 18 de junho pelo e-mail: jorn.faalc@ufms.br.
O Memorial Inumeráveis reúne histórias de vítimas da Covid-19 para que elas não sejam retratadas em números e sim em prosa. A iniciativa de um grupo de artistas e jornalistas começou em abril de 2020 e segue com contribuições voluntárias.
“Gosto de repetir o termo que uma de nossas colegas do projeto, a jornalista Phydia de Athayde usa que é um ‘protesto poético’. É uma forma de luta e de ajudar todos os familiares a atravessarem esse período tão difícil de luto nessas condições que estamos vivendo da pandemia, do isolamento, do distanciamento. Nossa intenção é colaborar, unir forças junto ao Memorial Inumeráveis pra que não deixemos nenhuma história virar número”, explicou a coordenadora da ação na UFMS, professora Rosimeire Seixas, que é escritora voluntária no projeto desde agosto do ano passado.
Segundo a professora, a ação de extensão visa à parceria com o Memorial sobretudo na atividade de apuração. “Os voluntários são divididos em equipes e a primeira corresponde à etapa na qual verificamos a história, apuramos e muitas vezes fazemos entrevistas com os familiares. Os estudantes irão atuar nesta etapa, em contato com as famílias via aplicativos. Depois da apuração a história é cuidada pelos escritores que irão editá-la, temos a revisão e, por fim, a moderação até que essa história, essa homenagem, esse tributo, que tem como finalidade celebrar a vida da pessoa, venha a público, seja publicado no site do Memorial Inumeráveis e nas redes sociais também”, apontou.
A seleção dos estudantes extensionistas será conduzida por uma equipe do Memorial que, de acordo com Rosimeire, tem uma formação que vem se aprimorando ao longo da atuação. “Assim como todos os voluntários do projeto, os estudantes também receberão uma capacitação. Durante a atuação terão também supervisão e acompanhamento da equipe. Estamos organizando ainda uma forma de oferecer ao extensionistas suporte emocional, uma vez que as atividades correspondem a lidar com a morte e o luto. Temos buscado parcerias para esse suporte”, disse.
Além da professora Rosimeire Seixas da Faculdade de Medicina (Famed) participam do projeto os professores Katarini Miguel e Felipe Quintino, do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), o técnico administrativo Eduardo Rafael Fregatto, também da Famed, e os colaboradores do Memorial Inumeráveis: a diretora executiva e líder das equipes de voluntários, Rayane Urani Querubina; Ana Macarini; Alana Rizzo; Edson Pavoni e Rogério Oliveira.
Para se candidatar o estudante deve dispor de meios para realizar o acesso na página oficial do projeto, estar regularmente matriculado na UFMS e apresentar as suas motivações para a participação, por meio de uma carta de intenção. O histórico escolar e a carta devem ser enviados até 18 de junho para o e-mail: jorn.faalc@ufms.br.
Texto: Ariane Comineti