Estudantes podem concorrer a 90 bolsas para Programa de Educação Tutorial

Estudantes de cursos de graduação de sete unidades da Cidade Universitária e dos Câmpus de Três Lagoas (CPTL), Chapadão do Sul (CPCS), Pantanal (Cpan), Naviraí (CPNV) e Ponta Porã (CPPP) podem se inscrever para participar da seleção de bolsistas para integrarem os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). De acordo com a Pró-reitoria de Graduação, são 90 vagas para bolsistas e 72 para não bolsistas.

As inscrições devem ser feitas no Sigproj até 14 de março. O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais e são pagas diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação.

Grupo PET Educação Física e crianças que participam da Colônia de Férias em visita ao Bioparque Pantanal

Na Cidade Universitária há vagas para os grupos: PET Farmácia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan); PET Ciência da Computação e PET Sistemas, da Faculdade de Computação; PET Educação Física, da Facudade de Educação; PET Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; PET Zootecnica, da Faculdade de Medicina Veterinária; PET Física, do Instituto de Física; e PET Química, do Instituto de Química.

Criado em 2006, pela professora Cláudia Stefane, o PET Educação Física já contribuiu para a formação de quase 200 estudantes. “Nesses 16 anos de existência, o PET Educação Física corroborou com a formação de 178 estudantes, dos quais 19 deram continuidade aos estudos no mestrado e cinco, no doutorado. Outros seguiram a carreira profissional e integram o corpo docente da Educação Básica em redes municipais, estaduais e Instituto Federal”, destaca o tutor atual do grupo professor Junior Vagner Pereira da Silva.

“O PET é um grupo com decisões coletivas horizontais, ou seja, todos os encaminhamentos são objeto de discussões em reuniões e deliberação pela maioria simples dos integrantes. Isso, para adolescentes e adultos jovens, é um grande desafio e movimento essencial à formação, pois exige cumplicidade, empatia e resiliência. Então, acredito que criticidade, criatividade, empatia e resiliência são características que traduzem bem o programa”, diz Junior.

A acadêmica do quinto semestre do curso de licenciatura em Educação Física, Giovana Mestriner, entrou no grupo em 2021. “No começo, para mim o mais importante era a bolsa. Depois de alguns meses, vi que o PET me ajudou muito e vem me ajudando na minha formação, mais para frente penso em fazer mestrado e doutorado e sei que isso pode me ajudar muito! Fora que, dentro do PET, criamos vínculos, aprendemos a trabalhar em grupo por mais difícil que seja, e isso te ajuda dentro da faculdade”, conta. Ela avalia, que desde então, sua participação vem sendo boa, mas, ainda, quer melhorar. “Minha atividade mais marcante foi realizar uma atividade de ensino com a professora Silvana Goellner, uma das principais citadas na escritura do meu artigo escrito enquanto participante do PET”, comenta.

Junior destaca duas das atividades desenvolvidas pelo grupo ao longo do ano. “O grupo PET Educação Física desenvolve diversas ações ao longo do ano, mas duas merecem destaque, a Colônia de Férias e PET Sangue Bom. A Colônia de Férias é realizada todo início de ano e proporciona a comunidade o acesso a estrutura física da UFMS, como também experiências com oportunidades de lazer diversas, corroborando para que crianças de 6 a 13 anos tenham seu período de férias enriquecido. Para os ‘petianos’, é uma oportunidade de colocar em prática a formação ampliada que o programa proporciona, devolvendo a sociedade o investimento feito neles pelo Governo Federal”, diz.

Grupos PET Educação Física e PET Zootecnica em ação conjunta na Fazenda Escola

“O PET Sangue Bom é outra atividade que nos enche de alegria, pois além de fomentar a conscientização e informar sobre os princípios acadêmicos, políticos e normativos que regulam a doação de sangue, também proporciona a ampliação do banco de sangue do Hemosul e do banco de doadores de medula óssea. Inicialmente, a atividade era realizada somente em Campo Grande, agora, a ação que nasceu no PET Educação Física é desenvolvida coletivamente nos Câmpus de Corumbá, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã e Chapadão do Sul”, relata o tutor.

Grupos PET nos Câmpus

No CPTL, as vagas são para cinco grupos: PET Conexões de Saberes Matemática, PET Matemática, PET História Conexões de Saberes, PET Geografia e PET Enfermagem. No CPCS, há vagas para o grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal; no Cpan, para o PET Interdisciplinar Pedagogia e Psicologia – Conexões; e no CPNV para o PET Pedagogia e Ciências Sociais. No CPPP, há vagas para os grupos PET Matemática Conexões de Saberes e PET Fronteira.

A lista com a relação dos tutores, bem como a distribuição das vagas e demais informações sobre o processo de inscrição podem ser conferidas no edital disponível aqui.

Programa de Educação pelo Trabalho – PET-Saúde

Começa hoje,6, e vai até 13 de março, o período para acadêmicos de cursos da área de Saúde se inscreverem no processo seletivo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde. As duas vagas são para voluntários em Gestão e Assistência. Podem participar estudantes regularmente matriculados nos dois últimos anos dos cursos de Farmácia (Facfan) e Fisioteraia (Instituto Integrado de Saúde). Outras informações estão disponíveis no edital.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo PET Educação Física