Estudantes podem atuar como bolsistas em Brinquedotecas

Processo seletivo vai ser conduzido pela Proaes. Inscrições já estão abertas

Até 11 de abril, estudantes de graduação da Cidade Universitária e dos câmpus de Aquidauana, Coxim, Naviraí, Pantanal, Ponta Porã e Três Lagoas podem participar de processo seletivo para bolsistas que desejam atuar nas brinquedotecas. São dez vagas, sendo quatro para a Cidade Universitária e uma para cada um dos câmpus. “O edital de seleção de bolsista contribui para a permanência dos estudantes, pois será fornecida uma bolsa no valor de 700 reais mensais aos selecionados”, fala o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes) Albert Schiaveto.

“A iniciativa também contribui para a formação dos nossos jovens tanto das licenciaturas como dos bacharelados, pois a Brinquedoteca funciona também como um laboratório de ensino. Esta iniciativa é coordenada por uma equipe composta por professores e alunos, que assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento e gestão do projeto. Este é o primeiro edital de seleção de bolsistas para as brinquedotecas pela Proaes”, comenta Albert.

Segundo o pró-reitor, o auxílio terá vigência durante o ano letivo de 2024, mas pode ser prorrogado, caso haja necessidade, até 2025. Caso seja preciso, há possibilidade de redistribuição de vagas dos estudantes nos câmpus.

“É muito importante o papel desse bolsista nesse projeto da Brinquedoteca, pois ele será responsável por uma equipe de monitores, coordenando o espaço, as atividades a serem desenvolvidas. Portanto, esse espaço é um laboratório de formação docente. Faz parte do processo formativo desses acadêmicos. Todas as atividades desenvolvidas por eles, são orientadas e acompanhadas pelos professores orientadores que fazem parte do projeto”, destaca a diretora da Faculdade de Educação Milene Bartolomei. Em Campo Grande, Milene destaca que atuam na Brinquedoteca quatro professores da Faed, e quatro estudantes da pedagogia, educação física e psicologia.

As inscrições podem ser feitas no Sigproj. O estudante interessado deve estar matriculado em curso de graduação na UFMS, licenciaturas (em geral) e bacharelado (cursos da área de saúde); ter 20 horas disponíveis por semana para atender às atividades programadas; ter cursado disciplinas na área de infância e/ou educação e/ou ludicidade. Além de não cumprir nenhuma sanção disciplinar ou não possuir pendência junto à Proaes ou outra unidade.

 

Texto: Vanessa Amin