Estudantes podem atuar como apoiadores educacionais em Libras

A UFMS realiza seleção para o apoio a estudantes surdos. Podem se candidatar acadêmicos de graduação presencial ou pós-graduação da Universidade que tenham fluência em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições estarão abertas de 20 a 27 de abril no Sigproj.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis Ana Rita Barbieri Filgueiras a UFMS tem recebido mais estudantes com deficiência auditiva e por isso realiza a seleção de apoiadores educacionais desde 2019. “Hoje temos sete estudantes com esta deficiência, sendo seis na Cidade Universitária e um no campus de Coxim. Os apoiadores educacionais auxiliam os estudantes com deficiência auditiva nas atividades pedagógicas em geral, desenvolvem ações na Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Diaaf/Proaes) e contribuem em atividades do curso de português para surdos”, explicou.

O processo seletivo conta com duas vagas para atuação a partir de cinco de maio de 2020, sendo uma na Cidade Universitária e outra no campus de Coxim. Há também duas vagas para a formação de cadastro reserva, para convocação posterior conforme demanda. Entre outros requisitos os interessados devem dispor de 12 horas semanais para as atividades.

O auxílio será de R$400 mensais, com vigência prevista de seis meses a partir da data de início das atividades. O recurso é do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A seleção contará com duas etapas, análise do enquadramento da inscrição e avaliação prática da fluência em Libras, que será realizada por uma banca examinadora on-line.

A homologação das inscrições está prevista para 28 de abril e o resultado preliminar para primeiro de maio. Mais informações podem ser obtidas no edital de seleção no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

 

 

Texto: Ariane Comineti