Estudantes participam do 31º Encontro Nacional de Empresas Juniores em Florianópolis

Nesta quinta-feira, 29, tem início em Florianópolis, Santa Catarina, a 31ª edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), é o maior encontro voltado para as práticas de empreendedorismo universitário realizadas pelas empresas juniores (EJs) de diversas universidades de todo o País. Neste ano, a Universidade disponibilizou transporte para 40 estudantes de diferentes cursos de graduação.

Os integrantes das empresas juniores terão acesso a palestras, painéis de discussão e sessões de estabelecimento de conexões e formas de contato com outros participantes, de forma a realizar a troca de conhecimento entre os presentes e criar um ambiente motivacional para o desenvolvimento das empresas.

De acordo com a secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Mariana Marcondes, a participação de estudantes da UFMS no encontro promove uma experiência rica aos membros das empresas juniores. “É muito importante a participação neste evento, porque os estudantes conseguem compartilhar as experiências com outras EJs, eles conseguem verificar como outros grupos resolveram problemas similares, passando às vezes pelas mesmas situações que a empresa está passando”, explica.

O evento será realizado durante quatro dias, e se encerra no dia 1º de setembro. Ainda de acordo com a secretária, este não é o primeiro ano em que as empresas juniores da Universidade participam do encontro. “Essa é uma experiência muito rica que a gente [a Universidade] já levou as empresas. Em 2019, foi para Gramado e, 2018, foi em Minas Gerais, e todos eles voltaram muito animados com o evento”, conta a secretária. “Fazer parte de uma empresa júnior é uma experiência muito importante para os estudantes, porque eles conseguem adquirir experiência de mercado dentro da graduação. É uma experiência realmente muito enriquecedora para o aluno sair mais preparado pro mercado de trabalho”, continua.

Para o presidente da Mega Júnior, José Vitor Pires, a participação nessa edição do evento nacional representa a conclusão de um ciclo para empresa júnior. “Já participamos [do Encontro Nacional de Empresas Juniores], mas em 2019, quando foi em Gramado. Ficamos uns anos sem participar, porque estávamos nos reestruturando internamente. Poder voltar a participar é bem importante para nossa empresa em geral, porque finalmente conseguimos nos reestruturar”, explica. “O Encontro Nacional de Empresas Juniores é um evento onde temos muito networking, palestras e oportunidades. E o que mais agrega para a Mega é a questão de engajamento dos próprios membros. Com membros engajados, a gente consegue influenciar outras empresas juniores que estão mais paradas ou desmotivadas a ficarem motivadas para participarem de eventos”, acrescenta.

As empresas juniores que irão ao evento com o apoio da UFMS serão: Benefisio, do Curso de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde; a Viridis Jr., dos cursos de Engenharia Química e Química do Instituto de Química; a Múltipla Jr., do Curso de Engenharia da Produção da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); a Engefour Jr., dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Faeng; a Effectus Jr., que pertence aos cursos da Escola de Administração e Negócios; a Mega Júnior, da Faculdade de Computação; a Aditum Jr., do Curso de Direito do Câmpus de Três Lagoas (CTPL); e a Factiva, do Curso de Engenharia de Produção do CPTL.

Para mais informações sobre o evento, acesse a página do Encontro Nacional de Empresas Juniores.

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Foto: Aginova