Estudantes e docentes da UFGD participarão da SBPC

Na próxima semana, entre os dias 21 e 27 de julho, acontecerá em Campo Grande a 71ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participará do evento que é sediado, nesta edição, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Reunião Anual da SBPC é aberta a toda a população, que encontra neste evento um panorama amplo da produção científica brasileira. A programação conta com mais de 260 atividades entre palestras, debates, apresentação de pesquisas, atividades artísticas e até o Dia da Família na Ciência. Assistir a qualquer atividade é gratuito (com exceção dos minicursos, cujas vagas são limitadas e a matrícula é necessária). Quem fizer a inscrição e o credenciamento no evento obterá o certificado online de participação geral, sem carga horária ou descrição de atividades. A programação completa está disponível no site http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/.

O tema do evento deste ano, “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, permeará grande parte das discussões propostas na programação. Para as celebrações importantes da ciência em 2019, estão programadas sessões especiais, como uma homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Inscrições

As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 19 de julho. Os inscritos poderão obter o certificado de participação geral e o material das atividades. Quem perder o prazo poderá se inscrever presencialmente a partir do dia 21 na secretaria do evento, na UFMS. O material das atividades, no entanto, estará sujeito à disponibilidade.

Dia da Família na Ciência

No dia 27 de julho de 2019, nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C, ocorrerá o Dia da Família na Ciência, cuja programação é dirigida à comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas. O Dia da Família na Ciência é gratuito e aberto a todas as crianças, jovens e seus familiares.

Professores e estudantes da UFGD estarão participando de rodas de conversa, mesas redondas, conferências e apresentação de pôsters com resumo de pesquisas.

Veja abaixo a lista completa de participações da comunidade acadêmica da UFGD.

Roda de Conversa: Sociedade Brasileira do Ensino de Biologia: um espaço do professor de ciências biológicas (UFMS) (SBPC Educação)
Segunda-feira, 22/7/2019 – das 13h00 às 15h00
Participantes: Diego Marques da Silva Medeiros (UFGD) e Suzete Rosana de Castro Wiziack (UFMS)
Multiuso 2 – Bloco 06 – sl. 014