Estudantes dos cursos de graduação em licenciatura podem se inscrever para o Programa de Residência Pedagógica

Estudantes dos cursos de graduação de licenciatura podem participar do processo de seletivo para o Programa de Residência Pedagógica (PRP). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de agosto neste link.

De acordo com a coordenadora do PRP, Marta Costa Beck, o objetivo do Programa é contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica nos cursos de licenciatura. “O enriquecimento curricular dos estudantes tem sido constante e a integração entre a Universidade e as escolas da Educação Básica tem gerado frutos e grandes desafios, além da oportunidade de aprofundamento teórico e prático e de conhecimento do campo de trabalho dos professores”.

Estão sendo oferecidas 25 vagas para bolsistas e 75 para voluntários. Podem participar estudantes matriculados a partir do quinto semestre dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática, Pedagogia, Química, Filosofia e História, da Cidade Universitária e dos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e do Pantanal. A duração é de 18 meses e os candidatos que forem classificados receberão bolsa no valor de R$ 700 mensais, pagos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“O PRP prepara os estudantes para o desenvolvimento de práticas desafiadores, primando pelo trabalho colaborativo, além de fortalecer o caminho percorrido na formação do curso de Pedagogia”, explica  a secretária de Acessibilidade e Ações Afirmativas, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Mirella Villa Tucunduva da Fonseca.

Os candidatos interessados devem ser brasileiros ou possuir visto permanente no país, ter matrícula ativa no curso em curso licenciatura na área do subprojeto a qual se refere, e ter cursado no mínimo 50% da carga horária do curso, além de apresentar o currículo cadastrado  na plataforma Freire .

A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 29 de agosto na página da Pró-Reitoria de Graduação.

Há 10 meses, Daniella Frizon Petry participa do Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal Professora Adair de Oliveira, em Campo Grande. Elaa leciona para estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. “O PRP me propiciou mais contato com as crianças. Dessa forma, pude aperfeiçoar minha prática dentro da sala de aula, tendo esse contato mais frequente.  Estou adquirindo experiência e aprimorando minhas atividades nas salas de aula, assim desfrutamos de momentos especiais no programa, como por exemplo, a criação de um mercado para as crianças, bingo matemático além do desenvolvimento da escrita”.

Pedro Yohan Mariano é bolsista na Escola Municipal Adair de Oliveira, também em Campo Grande. Ele relata que todo aprendizado que tem adquirido é enriquecedor.” O Programa Residência Pedagógica tem um impacto significativo na minha carreira, me proporciona a oportunidade de vivenciar a realidade em sala de aula, o que complementa minha formação acadêmica de forma prática e aplicada, além de termos contato direto com os estudantes, professores preceptores que me ajuda a desenvolver habilidades de ensino, comunicação e planejamento, fundamentais para me tronar um educador mais qualificado e preparado para os desafios da profissão”.

Mais informações podem ser obtidas no edital:

EDITAL_n_268,_de_10-08-2023 PRP

Texto: Lúcia Santos