Estudantes do Curso de Jornalismo concorrem a premiação nacional

Entre os dias 3 e 6 de setembro, 11 trabalhos de estudantes do Curso de Jornalismo, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, representam o Centro-Oeste e concorrem em nível nacional ao prêmio da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom). A premiação integra o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A coordenadora do Curso de Jornalismo, Laura Seligman, explica que participar do evento é uma oportunidade para estudantes apresentarem seus trabalhos e ter contato com outras pesquisas realizadas sobre a comunicação. “Para o curso como um todo, concorrer na Expocom é uma recompensa por todo o trabalho de treinamento feito em práticas acadêmicas e que resulta em produções de destaque. Também é uma oportunidade para vermos o que as outras instituições fazem e estabelecermos contatos importantes. Temos conquistado muitos prêmios e, por si só, isso já é um estímulo para estudantes e professores continuarem dando o seu melhor”, explica.

A estudante Brunna Brondani foi uma das ganhadoras da etapa regional do Expocom e concorrerá em nível nacional, com o trabalho Textão Jornalístico. O projeto experimental publica produções jornalísticas de estudantes do curso nas mídias sociais. “Foi uma sensação muito boa ser ganhadora. O Textão não é um trabalho só meu, é um trabalho de todo curso. Acredito que  todos os que tinham ido para Goiânia já tiveram algum texto publicado no Textão. Então, eu acho que ter ganhado é uma vitória para todo Curso de Jornalismo”, explica.

Brunna também irá participar do Intercom Júnior, um espaço do evento que acolhe trabalhos de estudantes de graduação em diversas áreas da Comunicação, derivados de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, discussões teórico-práticas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas. “Participar do Intercom Júnior como concorrente e pesquisadora representa pra mim um sonho, porque eu sempre quis estar envolvida com pesquisas. E poder ter esse contato com o mundo acadêmico estando no meu segundo ano, além de conhecer outros pesquisadores é um sonho realizado, sem contar que é muito enriquecedor para minha formação”, continua.

O Intercom é realizado desde 1977 e reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais da área. Neste ano, a etapa regional do Centro-Oeste foi realizada na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, e a etapa nacional será promovida na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú.

Confira os trabalhos finalistas da UFMS abaixo:

• Atividades laborais e educacionais nos estabelecimentos penais – Giovanna Leal de Andrade – Modalidade: Reportagem em áudio/radiojornalismo
  • Da lama ao caos – João Pedro de Oliveira Buchara – Modalidade: Reportagem em vídeo/telejornalismo
  • Liberdade – Maria Gabriela Severino Arcanjo – Modalidade: Produção em jornalismo de opinião
  • Mulheres inovadoras, mentes revolucionárias – Anna Luiza Petermann da Silva – Modalidade: Produção em jornalismo investigativo ou de dados
  • O Projétil não para (impresso e digital) – Maurício Aguiar Sobrinho – Modalidade: Produção de infográficos ou videografismo
  • Enraizadas – Rafaella Moura Teixeira – Modalidade: Edição de livro
  • Vozes e Voto: O paradoxo político brasileiro – Felipe Silva Arguelho dos Santos – Modalidade: Programa laboratorial de rádio
  • Mães Solo: Força e Resiliência – Lanna Emi Yamazaki – Modalidade: Programa laboratorial de TV
  • Vivência no skate – Andrella Ayumi Okata dos Santos – Modalidade: Produção audiovisual para mídias digitais
  • Textão jornalístico – Brunna Machado Brondani: Modalidade: Blog/Website
  • Rede de mulheres cientistas – Giulia Mariê Fonseca – Modalidade: Gestão na web/mídias sociais