Estudantes desenvolvem aeronave para participar de competição

A equipe Aero Jaguar se reuniu hoje, dia 15, com o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo para apresentar o andamento do projeto e construção da aeronave que irá concorrer na competição SAE Brasil AeroDesign.

A competição SAE Brasil AeroDesign é voltada a estudantes, com o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Os participantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A equipe da UFMS é composta por acadêmicos de diferentes cursos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e da Faculdade de Computação (Facom). A capitã da Aero Jaguar, Thatiane Medeiros, estuda Engenharia de Produção e explica que o projeto já está na fase de construção. “O projeto da aeronave já está finalizado. Todos os cálculos, ensaios e simulações nós já fizemos e todos estão coerentes e batem certinho, agora estamos na parte de construção. Nós vamos começar a construir uma aeronave com envergadura de dois metros e meio. A construção é feita por alunos e apenas o piloto pode ser externo, pois necessita de licença para pilotar”.

A 21ª Competição SAE Brasil AeroDesign está prevista para ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos, estado de São Paulo.

Texto: Leticia Bueno