Estudantes de todos os câmpus podem atuar como apoiadores educacionais

Estão abertas as inscrições no processo seletivo para apoio educacional aos estudantes com deficiência. Os interessados precisam estar devidamente matriculados em um curso de graduação presencial ou a distância da Universidade.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis em exercício, Edilson Zafalon, a presença do estudante apoiador dentro da Universidade é vital, uma vez que ele oferece apoio personalizado aos estudantes com deficiência matriculados na UFMS. “Esses estudantes dedicam 12 horas semanais para fornecer assistência em sala de aula e fora dela, facilitando o acesso ao conteúdo educacional. Esse suporte é fundamental para garantir que os estudantes com deficiência tenham igualdade de oportunidades e possam alcançar seu potencial máximo de aprendizado”.

De acordo com a estudante do Curso de Medicina, da Faculdade de Medicina, Marinela Sanches, participar da iniciativa como apoiadora é algo que a permitiu aprender muito e auxiliar outras pessoas. “Dentro do meu Curso, eu vou me relacionar profissionalmente com pessoas com deficiência. Então é muito importante a minha participação ali, assim como a criação do programa, para sair da bolha e ver a dificuldade do outro. Ver como a gente pode ajudar, como a gente pode contribuir”. 

As inscrições estão abertas em fluxo contínuo até o dia 30 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Seleção e Assistência EstudantilOs estudantes interessados devem apresentar uma carta de intenção no momento da inscrição, junto com os demais documentos solicitados no edital. Os selecionados receberão um auxílio no valor de R$700 mensais.

EDITAL (PROAES_RTR) n 14, de 13-03-2024.

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica