Estudantes de graduação da UFMS têm nova chance para participar do MS Supera

O programa MS Supera abre inscrições até 24 de março para 100 novos bolsistas. A iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul oferece bolsas no valor de um salário mínimo, equivalente a R$ 1.518, para incentivar a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de graduação e de educação profissional técnica.

Para participar do processo seletivo, os estudantes devem preencher o cadastro disponível neste link, anexando os documentos necessários. É necessário estar devidamente matriculado em cursos de educação profissional técnica de nível médio ou em universidades públicas ou privadas, ser residente em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos, e não receber outro tipo de benefício remunerado ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade.

Ainda é preciso comprovar renda individual de até 1 salário mínimo e meio nacional ou renda familiar não superior a 3 salários mínimos nacionais mensais, considerada a renda bruta; não possuir graduação de nível superior; não ter registro de reprovações superiores a quatro disciplinas cursadas, na data de inscrição e na convocação para o Programa; e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A classificação dos estudantes habilitados e os critérios de desempate ocorrerão a partir dos seguintes critérios: 1) pessoa indígena, 2) menor renda média do núcleo familiar, 3) candidata mãe solo, que resida com filhos menores de 18 anos ou mães de filhos com deficiência de qualquer idade, que residam com a estudante e que estejam sob sua responsabilidade, 4) pessoa com deficiência e 5) candidata de maior idade.

Os estudantes que atenderem aos critérios e não forem classificados dentro das 80 vagas para cursos de graduação presencial ou a distância ou das 20 vagas para cursos de educação profissional técnica de nível médio ficarão no cadastro de reserva.

O benefício social será repassado diretamente ao estudante por meio de transferência bancária. O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de março e o final, após eventuais recursos, em 3 de abril.

Mais detalhes, como a relação de documentos necessários, estão disponíveis aqui.

Texto: Thalia Zortéa, com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos

Foto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos