Estudantes do Curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação participaram do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, o Bonito CineSur, entre os dias 19 a 24 de julho na capital brasileira do ecoturismo. A participação foi apoiada pela Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).
“Recebemos um convite especial de uma das coordenadoras do Festival Bonito CineSur, Andréia Freire, que pediu ao reitor Marcelo Turine a participação da UFMS, para levar os estudantes de Audiovisual. Nossa servidora, Márcia, acompanhou a turma, que participou do evento por quatro dias, realizando oficinas, falando com profissionais da área e conhecendo os bastidores da produção de filmes e curtas. A presença dos nossos estudantes de Audiovisual no Bonito CineSur é fundamental para o desenvolvimento profissional deles”, explicou a diretora de Popularização da Ciência da Proece, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques.
Com a participação de profissionais do cenário audiovisual nacional e internacional, o Festival reuniu mostras do cinema sul-americano de longas e curtas metragens, além de mesas de debates, rodas de conversas e oficinas. O professor do Curso de Audiovisual Vitor Tomaz Zan também esteve presente no evento e ressaltou a importância da participação dos estudantes neste evento. “O entusiasmo foi grande, uma oportunidade singular, pois fizeram uma verdadeira imersão em um evento dedicado exclusivamente a nossa área em diversas facetas. Foram dias muito intensos, os estudantes pensando e fazendo audiovisual o dia todo, além da presença de atores e cineastas renomados. Enfim, um evento muito expressivo e muito enriquecedor”.
Durante o Festival, os estudantes realizaram duas oficinas, uma sobra a viabilização financeira de filmes e outra sobre interpretação. “Participar do Bonito Cinesur 2024 foi muito bom! Eu e os meus colegas tivemos a oportunidade de aprender com profissionais incríveis nas oficinas ofertadas. Eu fiz uma de Atuação para Cinema e TV com a maravilhosa Luciana Martuchelli e outra de Produção Executiva, ambas foram bem imersivas e muito bem organizadas”, destacou a estudante do 8º semestre, Eduarda Caroline dos Santos Novais.
Eduarda também agradeceu à Universidade por proporcionar a experiência de vivenciar o evento e assistir filmes participantes das mostras. “Foi muito bom, pois além de prestigiar o nosso cinema regional, também tivemos contato com filmes de várias culturas diferentes. O audiovisual é uma área onde ninguém faz nada sozinho e, no Bonito CineSur, conseguimos dividir experiências e estabelecer contatos importantes”, complementou.
Texto: Elton Ricci e Bianka Macário
Fotos: Arquivo