Estudantes de Administração de Naviraí desenvolvem atividades sobre gestão ambiental e empreendedorismo

O curso de Administração de Naviraí realizou neste mês uma série de atividades envolvendo diferentes temáticas. No dia 17, estudantes do terceiro semestre apresentaram trabalhos da disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Durante todo o semestre, eles idealizaram e desenvolveram propostas de negócios relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, utilizando o Business Model Canvas. Na ocasião, avaliadores externos, entre eles a proprietária do Perpétua Café Brechó, Isa Monteiro, a vereadora Rosangela Farias Sofa e a gerente do Sicredi Naviraí, Audilene Recco analisaram os trabalhos.

Para a professora responsável pela disciplina, Sibelly Resch, “essa aproximação com a comunidade externa é fundamental para o processo de formação dos acadêmicos, já que possibilita uma articulação entre teoria e prática, vinculando-as ao cotidiano das empresas e, consequentemente, aos desafios que os futuros profissionais irão enfrentar no mercado de trabalho.

Empreende UFMS

Na última semana, o curso promoveu o 1° Empreende UFMS/Naviraí: um espaço para geração de novos negócios. No evento, acadêmicos do quinto semestre apresentaram planos de negócios relacionados a seis propostas de novos empreendimentos: uma agência de marketing digital e uma de turismo, uma empresa de transporte urbano, uma doceria, uma indústria de sucos e um parque aquático.

Para avaliação também foram convidados representantes de diversos setores da cidade: Fernando Kamitani, gerente de Desenvolvimento Econômico de Naviraí; Nelson Antonini, empresário e vice-presidente da Copasul; José Antônio Cordeiro Leal Uemura, empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí; Leandro Spessoto Medeiros, gerente do Banco do Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Naviraí; André Baida, professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; e o vereador Josias Carvalho.

Os trabalhos foram desenvolvidos de modo interdisciplinar, contando com o apoio de professores de todas as disciplinas ministradas ao longo do semestre e sistematizados na disciplina de Empreendedorismo. “O foco do trabalho foi o desenvolvimento de competências para empreender e para tanto o curso optou por uma disciplina enfatizando as questões práticas”, comenta a professora Sibelly Resch. Para o professor Fabio da Silva Rodrigues”o encerramento com uma banca externa valoriza os trabalhos desenvolvidos, oportunizando que os planos possam tornar-se negócios concretos”.

De acordo com o coordenador do curso de Administração, Prof. Marco Antonio Costa da Silva, além de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, as atividades contribuem para desenvolver o empreendedorismo. “Esse é um pilar institucional da UFMS e o curso de Administração de Naviraí vem empenhando-se na promoção da ciência, tecnologia e inovação”.

Pesquisa

Outra atividade realizada pelo curso foi a apresentação de resultados preliminares de uma pesquisa sobre percepção de felicidade dos habitantes do município. O levantamento integra o projeto de ensino “Pesquisa integrada: desenvolvendo competências do administrador por meio da prática científica”, coordenado pelo professor Victor Fraile Sordi e pela professora Jaiane Pereira. Contando com um público-alvo de mais de 500 pessoas, os dados poderão além de subsidiar ações de ensino, pesquisa e extensão na própria Universidade, fornecer informações para novos negócios e futuras políticas públicas.

Os estudantes apresentaram análises sobre possíveis relações entre a percepção de felicidade dos naviraienses e características socioeconômicas como: escolaridade, renda domiciliar, prática de atividades físicas, faixa etária e ocupação.

Visitas

Nos dias 21 e 22, acadêmicos de vários semestres participaram de uma aula de campo em Campo Grande. Eles visitaram o Museu das Culturas Dom Bosco, a empresa MCassab, o Museu de Arte Contemporânea (Marco) e a Cidade Universitária.

A atividade foi proposta pela professora Sibelly Resch como parte da disciplina de Sociologia e Antropologia. O coordenador do curso Marco Antonio Costa da Silva e professor Jeniffer Ribeiro Pessoa também participaram da aula.

Para o acadêmico Fabrício Requena “a aula de campo agregou conhecimento sobre as diferentes disciplinas cursadas no semestre como, por exemplo, a organização do processo produtivo da empresa visitada em que observamos os princípios tayloristas. Também ficou clara a importância da comunicação organizacional e como os elementos da cultura estão presentes no cotidiano da empresa”.

Já a acadêmica Edinéia do Nascimento destacou que “a atividade proporcionou uma experiência cultural muito boa. Conhecer museus é uma atividade totalmente nova, nos faz relembrar da trajetória humana e de toda a evolução que ocorreu no mundo ao longo dos anos, além de nos proporcionar o conhecimento de outras culturas, como a cultura indígena, nos fazendo perceber o quanto as pessoas são diversas e possuem visões diferentes de mundo”.

Texto: Vanessa Amin, com informações do campus de Naviraí

Fotos: Arquivo do CPNV