Estudantes de 11 cursos da Cidade Universitária colam grau virtualmente

Na tarde de hoje, 16, foi realizada a cerimônia de colação de grau on-line de estudantes de três unidades da Cidade Universitária: a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), o Instituto de Matemática (INMA) e o Instituto de Química (Inqui).

Cerca de 70 formandos de onze cursos técnicos, bacharelados e licenciaturas finalizaram a etapa da graduação; e mais de 190 pessoas assistiram a transmissão da cerimônia, realizada pela TV UFMS no YouTube.

Kássio Rezende discursou em nome de todos e agradeceu aos familiares, amigos, colegas, professores e técnicos por todo o apoio dado neste período. “Hoje, mais maduros, é natural que queiramos poder voltar no tempo e aconselhar nossas versões mais jovens sobre o que estaria por vir. O fato de termos trilhado este percurso sem esses conselhos é o que nos dignifica nesse dia. Essa primeira etapa de nossas transições para a idade adulta tem muitas funções, mas a de maior impacto é nos mostrar que não existe plano infalível, de que crescer é saber o que se quer hoje sem saber o que o amanhã nos trará”, disse.

“Esse momento, a formatura, é um momento tão especial que nada, absolutamente nada é capaz diminuir o seu brilho, nem mesmo essa situação de restrições e pesares que nós estamos vivendo”, declarou a professora da Faeng, Keila Ferreira de Oliveira. “Se eu ousar dar um conselho a vocês, meus queridos formandos, meu conselho seria: sejam honestos em suas funções e em seus relacionamentos. Sejam persistentes na luta pela sua felicidade e, desde a menor atitude que te faça feliz, se presenteiem com ela. tenham propósitos para não ficarem andando em círculos, mas também se permitam mudar de direção quando se desviarem da sua felicidade. assumam os seus erros, tenham um código de amor e respeito ao próximo, sempre”.

O diretor da Faeng, Robert Schiaveto de Souza, falou sobre todos os novos desafios impostos pela pandemia mundial, que causou mudanças diversas no dia a dia da faculdade, enquanto unidade, e no trabalho dos professores, técnicos e estudantes. “Portanto, queridos formandos, o título que vocês recebem no dia de hoje tem vida, tem personalidade, tem caráter e, acima de tudo, tem responsabilidade social. Parabéns pela grande vitória alcançada, pelas lutas e desafios superados e por terem chegado até aqui após esses anos de dedicação”.

O diretor do INMA, Bruno Dias Amaro, concordou com as palavras de Robert e adicionou suas próprias congratulações. “Eu sei que no decorrer desse tempo esse caminho não foi fácil, mas vocês superaram as adversidades e chegaram até aqui – e hoje estão aqui merecendo sentir o prazer do que nós podemos resumir em uma palavra: vitória. Quero desejar a vocês uma linda trajetória, que só foi possível pelo esforço, dedicação e, com certeza também, porque vocês foram amplamente amparados pelos professores e técnicos”, comentou.

O diretor no Inqui, Carlos Eduardo Nazario, cumprimentou a todos e comentou sobre como os formandos são as estrelas desse momento memorável. “Eu gostaria de resumir em uma palavra essa jornada de vocês desde que vocês ingressaram na UFMS e eu acredito que eu consigo resumir na palavra ‘transformação’. Acreditem: vocês não são as mesmas pessoas que ingressaram na UFMS alguns anos atrás. Nessa jornada, nesse ciclo que está encerrando hoje, vocês amadureceram tanto no âmbito profissional, adquirindo conhecimento de um time de professores e técnicos-administrativos e de laboratórios, mas vocês também amadureceram na formação pessoal. Vocês estão evoluindo e para alcançar essa transformação, eu gostaria de parabenizar também seus pais, familiares, namorados, cônjuges… todos que apoiaram vocês nessa jornada”, apontou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Ligia Macedo, também participou do evento e proferiu algumas palavras em homenagem aos pais presentes. “A minha homenagem aqui vai para os meus guerreiros e minhas guerreiras: os pais. Foram os pais que fizeram com que a ponta da lança tivesse um efeito. Ponta da lança, sem ter um embasamento, ela é energia perdida. a nossa energia não foi perdida, porque nós tínhamos guerreiros para pegar nossos guerreirinhos e dizer ‘vão ser guerreiros que nem nós estamos sendo’, cada um na sua competência, no seu conhecimento e na possibilidade que a vida permitiu”. A pró-reitora também reforçou que os pais não são somente os biológicos, mas sim as pessoas que desempenharam e representaram esse papel ao longo da vida.

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a importância de ser corajoso na nova etapa de vida que hoje se inicia para os concluintes. “Sejam corajosos e brilhem muito. Tenho certeza que com toda essa força vital, com a técnica compartilhada pelos professores e professoras que compartilham e brindam os nossos estudantes com o conhecimento. O nosso desejo é que vocês tenham muito sucesso e levem o nome da Universidade aos mais longínquos espaços e que brilhem a cada momento que tenham esse sucesso. Parabéns a todos os familiares e parabéns a todos vocês – e tenham certeza de que vocês dão conta”. Ela também deixou um recado: “Façam do mundo um lugar melhor”.

O reitor Marcelo Turine discursou sobre as muitas emoções vividas durante os anos na Universidade, ainda mais afloradas pela calamidade mundial sem precedentes que ocorreu em 2020. “Depois de um ano e meio a gente está vendo que todos nós somos fortes”, declarou. “Quero cumprimentar todos vocês, agora egressos e profissionais, os mais novos profissionais de Mato Grosso do Sul e do Brasil, obrigado por terem confiado na Universidade, por terem apoiado a continuidade do estudo, do ensino que os familiares de vocês colocaram como missão na vida de vocês. (…) Sejam felizes, sejam guerreiros e confiem em vocês, que eu tenho certeza que os sonhos de vocês serão realizados – e quando precisar, a UFMS está aqui, à disposição, para colaborar e compartilhar novos desafios”, falou o reitor, apontando para as diversas opções de pós-graduação e parcerias.

Texto: Leticia Bueno