Estudantes da Universidade são destaque no Prêmio AgroCiência 2023

Nessa sexta-feira, 1º, o Sistema Famasul realizou a premiação da 4ª edição do Prêmio AgroCiência. A Universidade foi premiada nas categorias graduação e pós-graduação, com trabalhos dos estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) e do Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS). O reitor Marcelo Turine participou do evento ao lado do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e do diretor-presidente da Fundect, Marcio de Araújo Pereira.

O estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, João Lucas Gouveia, foi premiado em primeiro lugar na categoria pós-graduação. Ele se destacou com o trabalho Classificação de híbridos de milho utilizando sensor multiespectral. “Me sinto agradecido por participar desse evento e feliz por representar o PPG em agronomia do Câmpus de Chapadão do Sul e o grupo de estudo em melhoramento de plantas do professor Paulo Eduardo Teodoro”.

Para o diretor do CPCS, Kleber Augusto Gastaldi, a premiação faz parte de uma escalada de muita disciplina e o papel da Universidade também foi importante nesse processo. “Primeiramente, é motivo de muito orgulho para nós termos o João Lucas sendo agraciado com esse prêmio. Ele se formou conosco e agora está concluindo o mestrado também. Sempre foi um aluno que se destacou; teve a oportunidade, inclusive, de passar um tempo na Itália, participando de um projeto de parceria entre a UFMS e a universidade italiana. A premiação vem fechar um ciclo de vitórias para esse aluno. Não apenas a ele, mas também estendemos os parabéns ao professor que foi seu orientador Job Teixeira de Oliveira, pois desenvolveram um trabalho muito interessante. Não podemos deixar de agradecer ao reitor Turine e à vice-reitora Camila, que nunca mediram esforços para atender às demandas de nossa unidade, proporcionando oportunidades para que nossos alunos e professores sejam agraciados por um prêmio tão impactante para a nossa agricultura e pecuária sul-mato-grossense”, disse.

A estudante do Curso de Zootecnia, Gabriella Hippy da Rocha, celebra a premiação pelo segundo ano consecutivo, com a pesquisa Desempenho produtivo de juvenis de pacu em tecnologia de bioflocos. “Me sinto muito realizada, principalmente por ter conduzido esse projeto durante o meu TCC, e ser reconhecida por ele me traz muito orgulho! Também me sinto muito grata aos meus professores da Famez, a minha orientadora Susana que me auxiliou e me apoiou tanto na condução do projeto, e também a equipe da Estação de Piscicultura da UFMS, pois nada seria possível sem eles. A premiação para mim significa reconhecimento, por toda nossa dedicação em fazer pesquisa, em trazer soluções para o Agro. Além de ser um grande estímulo para que a gente continue desenvolvendo novos projetos. Essa premiação me inspirou a continuar seguindo a carreira acadêmica”, finaliza.

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e orientadora da Gabriella, Susana Amaral Teixeira comenta que a ocasião incentiva os estudantes a se dedicarem à pesquisa. “É uma honra e satisfação participar e ser premiada em mais um ano no prêmio AgroCiência da Famasul. Enquanto pesquisadora e professora, vejo que a premiação motiva nossos estudantes a se envolverem e buscarem excelência na pesquisa, pois oportuniza a visibilidade e aplicação dos métodos investigados”.

Quem também se destacou foi o doutorando em Ciência Animal Gabriel de Morais Pereira, também da Famez. Com o trabalho Consumo hídrico e suas associações com características de eficiência produtiva em novilhas Senepol, ele conquistou o 3º lugar na categoria pós-graduação.

O Prêmio

O objetivo do Prêmio Agrociência é reconhecer propostas que promovam o avanço econômico, social e sustentável no setor agropecuário. Os vencedores foram premiados em categorias como Técnico e Tecnólogo, Graduação e Pós-Graduação, abordando temas como Produção Vegetal, Produção Animal, Economia, Meio Ambiente, Sociedade, Inovação e Desenvolvimento Local.

A iniciativa tem objetivo de reconhecer as propostas que contemplem e estimulem o avanço do setor agro no âmbito econômico, social e sustentável; competitividade que envolve a participação de estudantes e orientadores que tragam soluções para agropecuária

Texto: Elton Ricci, com informações do Sistema Famasul
Fotos: Álvaro Herculano