Estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia são destaque em prêmio agro estudantil

Cinco projetos da UFMS foram contemplados com o 1º Prêmio Agro Estudantil, do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho. Os estudantes e professores vencedores ficaram em 1º e 2º lugares na categoria Graduação e 1º, 2º e 3º lugares na categoria Pós-graduação

O objetivo do prêmio é reconhecer as principais pesquisas acadêmicas que, efetivamente, possam facilitar a vida do produtor rural. A cerimônia de premiação foi realizada no sábado, 24, no encerramento do 3º Encontro de Integração Tecnológica do Agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul, Interagro

“Escrevi e enviei o resumo com a finalidade de cooperar com o grupo do laboratório, foi muito legal, pois nos unimos e todos enviaram trabalhos para o evento. Merecidamente, levamos os três prêmios da categoria ‘Pós-graduação’. Foi uma surpresa o primeiro lugar, sou a técnica do laboratório e também aluna do Doutorado, não esperava classificar, pois são tantos afazeres dentro e fora da universidade que realmente não esperava”, contou a doutoranda em Ciência Animal, Samara Miyaki Corrêa, integrante da equipe que obteve a primeira colocação na categoria.

A estudante de Medicina Veterinária Alice Anjos dos Santos, da equipe que ficou em primeiro lugar na categoria Graduação, também relatou a grata notícia. “A expectativa inicial era termos o trabalho reconhecido. Receber a carta de finalistas nos deixou esperançosos e, por fim, a premiação foi uma surpresa imensa. Fiquei muito feliz de, como disse, ser reconhecida por todo trabalho feito envolvendo todos do grupo”, afirmou.

“Na UFMS somos constantemente incentivados a fazer publicações de resumos e artigos em eventos, logo não tive muita expectativa em receber um dos prêmios, já estava contente em enviar um trabalho. Quando recebi o reconhecimento foi uma surpresa incrível, e senti orgulho de fazer parte do grupo de estudos em ovinocultura e levar o nome Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, disse o estudante de Zootecnia, que ficou em 2º lugar na categoria Graduação, Wellington Tinoco da Silva.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, o sentimento é de satisfação, orgulho e otimismo. “Esse reconhecimento reforça a qualidade e a originalidade das pesquisas desenvolvidas aqui, estimula a continuidade do trabalho e também pode atrair investimentos e parcerias, fomentando ainda mais a produção científica e tecnológica na área. A premiação também valoriza os pesquisadores e estudantes envolvidos, motivando-os a seguir em frente, ampliar seus estudos e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor”, falou.

A coordenadora do curso de Zootecnia, Aline Gomes da Silva reforçou que o resultado é reflexo do trabalho de excelência desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e da dedicação e empenho dos estudantes e professores. “Nossos estudantes são destaque em diversos eventos da área, demonstrando a seriedade e compromisso da Famez com a formação dos profissionais Zootecnistas e Médicos Veterinários”, apontou.

“Um dos objetivos mais importantes para os atuais e futuros pesquisadores é trazer soluções para a sociedade e, no nosso caso que trabalhamos com a produção de alimentos, é buscarmos alternativas viáveis e sustentáveis para a melhoria dos processos produtivos e produção de alimentos de melhor qualidade para as pessoas. A premiação recebida por nossos alunos em um evento voltado ao agronegócio, com missiva participação de técnicos e produtores do setor, traz a imensa satisfação de dever cumprido, levando os resultados obtidos em nossas pesquisas na universidade até aqueles que fazem o Agro acontecer”, concluiu a professora Marina de Nadai Bonin Gomes.

Conheça os vencedores:

Graduação:

1º lugar – Pesquisa: Efeitos dos manejos do pasto sobre sua composição.

Autores: Alice Anjos dos Santos, Thais Fernanda Farias de Souza Arco, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, Luis Carlos Vinhas Ítavo, Gleice Kelli Ayardes de Melo, Camila de Godoy, Priscila Bernardo de Andrade, Aline Aparecida da Silva Miguel, Ester Lays Martins Ribeiro e Fernanda Grazielly Gomes de Oliveira.

2º lugar – Pesquisa: Efeitos da suplementação materna e manejos do pasto sobre a condição corporal dos cordeiros.

Autor: Wellington Tinoco da Silva, Thais Fernanda Farias de Souza Arco, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, Luís Carlos Vinhas Ítavo, Gleice Kelli Ayardes de Melo, Camila de Godoy, Priscila Bernardo de Andrade, Aline Aparecida da Silva Miguel, Ester Lays Martins Ribeiro e Fernanda Grazielly Gomes de Oliveira.

Pós-graduação:

1º lugar – Pesquisa: Características físico-químicas e sensoriais de carne de bovinos alimentados com diferentes grãos de oleaginosas.

Autores: Samara Miyaki Corrêa, Marina de Nadai Bonin Gomes, Luis Carlos Vinhas Ítavo, Marjorie Toledo Duarte, Heitor Henrique Costa Valeriano, Bruno Henrique de Souza Limoni, Lucy Mery Antônia Surita, Thiago Luis Alves Campos de Araújo, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo e Rodrigo da Costa Gomes.

2º lugar – Pesquisa: Efeito da suplementação materna sobre o perfil da fibra muscular de cordeiros terminados a pasto.

Autores: Camila de Godoy, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, Marina de Nadai Bonin Gomes, Gleice Kelli Ayardes de Melo, Thais Fernanda Farias de Souza Arco, Lucy Mery Antonia Surita, Aline Aparecida da Silva Miguel, Priscila Bernardo de Andrade, Jaqueline Rodrigues Ferreira Cara e Samara Miyaki Corrêa.

3º lugar – Pesquisa: Avaliação da autenticidade de produtos cárneos embutidos comercializados no estado de Mato Grosso do Sul por meio da reação em cadeia da polimerase.

Autores: Lauany Liara Tavares da Silva, Bruno Henrique de Souza Limoni, Carlos Alberto do Nascimento Ramos, Herbert Patrick Kellermann Cleveland, Marina de Nadai Bonin Gomes, Luana de Deco Marçal Cruz e Lucy Mery Antonia Surita.

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Geliel Oliveira e Vagno Valêncio da Agro Agência Assessoria