Estudantes da Facom conquistam bons resultados em maratona de programação

Um dos grupos de estudantes da UFMS participantes da 25ª Maratona SBC de Programação alcançou a 31ª posição, melhor resultado da Universidade na competição nos últimos anos. A maratona foi realizada de maneira totalmente virtual com a primeira fase no dia 14 de novembro de 2020 e a final nos dias 9 e 10 de julho deste ano, transmitida pelo canal do evento.

A equipe que obteve este resultado foi composta por Gabriel Carvalho Sanches Rocha, Felipe Machado da Silva e Luiz Henrique da Silva Santos, dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Faculdade de Computação (Facom).

O treinador da equipe foi o professor Anderson Viçoso de Araujo, que explicou um pouco sobre a competição. “A maratona de programação é um evento onde equipes de três estudantes se enfrentam com o objetivo de resolver o maior número de problemas computacionais em menor tempo. Nesta edição tivemos a participação de cinco equipes da UFMS, sendo três da Facom e duas do Campus de Ponta Porã (CPPP). Em geral a prova tem cinco horas de duração e cerca de 12 problemas a serem resolvidos. Nesta final foram 14 problemas e a equipe da UFMS ficou na 31ª posição de um total de 64 equipes. É uma excelente colocação, o melhor resultado da UFMS nos últimos seis anos”, apontou.

O estudante Gabriel, que se formou em Ciência da Computação e agora está no mestrado em Ciência da Computação, citou que já participa da maratona desde o início da graduação, em 2017. “O nível de dificuldade dos problemas na maratona é sempre absurdo, os problemas no nacional são extremamente difíceis. Claro que sempre tem alguns mais fáceis e nós tentamos iniciar por eles, mas de modo geral todos são muito complicados”, disse. O mestrando contou que eram 14 problemas nomeados de A a N e que a equipe resolveu cinco, resultado bastante satisfatório para todos. “Ficamos felizes com esse resultado e esperamos que no próximo ano, o time que for para o nacional consiga uma colocação ainda melhor”, afirmou.

A Maratona de Programação é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1996. Podem participar estudantes graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Física e Engenharia, entre outros. O evento faz parte da regional sulamericana do concurso internacional de programação, o “International Collegiate Programming Contest”. Em virtude da pandemia, a competição referente a 2020-2021 que teria a final nacional em Gramado (RS) foi virtual, com os estudantes participando de suas próprias casas.

 

 

Texto: Ariane Comineti

Imagem de capa: Reprodução do canal do evento – Fotos: cedidas pelos participantes