Estudantes auxiliam organizações que buscam excelência em gestão

Por meio de uma parceria com o Instituto MS Competitivo, estudantes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Escola de Administração e Negócios (Esan) têm auxiliado organizações privadas e do terceiro setor que buscam a excelência em sua gestão. Ao todo, 23 instituições já participaram da ação e seis delas foram reconhecidas na mais recente cerimônia do Prêmio Qualidade da Gestão Mato Grosso do Sul, realizada anualmente pelo Instituto.

O atendimento e o acompanhamento feito pelos estudantes fazem parte do projeto de extensão Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos e Organizações, coordenado pela professora Camila Moreira Almeida de Miranda. Segundo a coordenadora, o projeto surgiu a partir do processo de curricularização da extensão implementado na UFMS e do desenvolvimento das atividades da disciplina Pesquisa Aplicada Interdisciplinar, que, anteriormente ministrada pela professora Deise Vagula, representava um protótipo de projeto de consultoria. 

“Passei a ministrar a disciplina quando a professora aposentou-se e eu não quis sair muito da linha que vinha sendo trabalhada, então, aconselhada pelos professores Jeovan de Carvalho Figueiredo, que é o coordenador-adjunto do projeto de extensão, e Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, estabelecemos a parceria com o Instituto MS Competitivo”, relembra. Ainda conforme a professora, o projeto de extensão foi criado então no segundo semestre de 2022 com um piloto que foi testado e adaptado para que o primeiro ciclo fosse implementado no segundo semestre de 2023. “A realização desse piloto foi muito importante para entendermos a melhor dinâmica a ser adotada e também as adaptações que precisávamos fazer para desenhar definitivamente o projeto. Posso dizer que nesse piloto, aprendemos muito com os erros”, aponta.

Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos e Organizações

Entre os objetivos do projeto de extensão estão estimular os estudantes a identificarem soluções baseadas nos fundamentos da gestão para excelência, voltadas para organizações com problemas reais; preparar os gestores das organizações participantes para que possam solucionar problemas relacionados à gestão em ambientes competitivos e levar às organizações privadas e do terceiro setor a ideia da melhor gestão.

Por meio da parceria, o Instituto MS Competitivo oferece o treinamento dos estudantes para que apliquem junto às organizações a Avaliação Simplificada da Gestão (ASG), uma ferramenta de avaliação específica que foi construída dentro do próprio projeto, com base na ferramenta do Modelo de Excelência na Gestão (MEG), adotada pela Fundação Nacional da Qualidade. O objetivo é fazer um diagnóstico para detectar pontos fortes e fracos na gestão organizacional.

Quanto ao conceito de melhor gestão, o significado, segundo a coordenadora, é a adoção dos fundamentos do MEG, difundido pelo Instituto MS Competitivo e baseado em oito fundamentos: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor. 

Podem participar organizações privadas e do terceiro setor que possuam até 20 colaboradores. Elas se inscrevem em um edital de seleção lançado sempre no primeiro semestre do ano. 

No início do segundo semestre, os estudantes participam da capacitação oferecida pelo MS Competitivo com aulas teóricas. São ministrados conteúdos sobre o MEG, comunicação empresarial e postura, uso da linguagem simples, indicadores de desempenho, ferramentas de gestão e análise de projetos, entre outros. Os estudantes passam também pelo treinamento realizado pelo secretário executivo do MS Competitivo.

Para o atual secretário Matheus Cestari, que é egresso do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da UFMS, a proximidade com os estudantes é fundamental para que eles aprendam sobre o MEG e ingressem nas organizações já sabendo como estruturar processos, com conhecimento sobre indicadores e com um método de implementar o que aprenderam na Universidade. “No MS Competitivo, consideramos esse projeto em parceria com a Universidade uma atividade-chave. […] Quando estudamos, aprendemos sobre as teorias da Administração e sobre a visão holística da empresa, e quando fazemos um trabalho de estruturação da gestão com a ASG temos essa visão, que é muito importante para os futuros profissionais, para que se destaquem, que saibam ajudar e ajustar a gestão, com foco em melhores resultados para as empresas”, observa. 

Após o treinamento com o MS Competitivo, os estudantes realizam visitas técnicas nas organizações para coleta de informações que irão alimentar a planilha da Avaliação Simplificada da Gestão. “Os estudantes retornam à sala de aula e iniciamos o processo de mentoria com os parceiros, professores e técnicos para o ajuste dos principais achados e adoção das ferramentas de gestão corretas. A mentoria também auxilia a identificar o indicador de desempenho mais apropriado para cada organização avaliada”, explica a coordenadora.

Após a mentoria os estudantes retornam à sala de aula para finalizarem os relatórios e planos de ação e, por fim, Instituto e UFMS realizam a certificação das organizações participantes, confirmando sua passagem pela ASG e sua aptidão para outros processos de implantação do MEG. 

Das 23 organizações que já foram atendidas, 18 eram privadas e cinco do terceiro setor. “Dentre as participantes já tivemos empresas do setor do agronegócio, comércio, bares e restaurantes, prestadores de serviços e organizações que atuam como associações religiosas para atendimento de população vulnerável, e organização comunitária formada por residentes de bairro, região ou conjunto habitacional”, relembra a professora.

Equipe 

Além da coordenadora, professora Camila Moreira Almeida de Miranda, e do coordenador-adjunto, professor Jeovan de Carvalho Figueiredo, atuam no projeto o diretor de Relações Institucionais do MS Competitivo, Reginaldo Henrique Lima Soares, e o atual secretário-executivo do Instituto. Os professores da Esan que desde o piloto já fizeram parte da equipe são: Marcelo Ribeiro Silva, Naira Denise Kalb e Christiane Marques Pitaluga. Os técnicos-administrativos da Universidade de diversas unidades que também atuam na iniciativa são: Danilo de Oliveira Cezar, Rafael de Nadai, Jean Sá Ajala e Devanildo Braz da Silva. 

Desde o piloto, mais de 120 estudantes já participaram do projeto, sendo uma bolsista, a estudante Lawani Kelly Mendes Lemos. Para o estudante Felipe Leite Lima, a experiência foi única. “Ter a oportunidade de levar todo nosso aprendizado para comunidade externa e ter tido tamanha troca de experiência não tem preço. Todas as atividades do projeto foram muito especiais para mim, porém, as mentorias que tivemos e as visitas técnicas que realizamos se eternizaram em minhas memórias pela riqueza das experiências trocadas”, destaca.

O estudante ressalta ainda o senso de responsabilidade e comprometimento ao prestar uma consultoria. “O projeto agregou muito valor à minha formação. Foi uma oportunidade de criar novas conexões, um momento de refinar as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a graduação e me ensinou a olhar e entender as necessidades do mercado. Ver as organizações receberem a certificação me trouxe realização e a convicção de que entregamos um excelente trabalho. E o mais valioso foi poder ouvir das empresas certificadas o impacto positivo do projeto e o tanto que elas ficaram motivadas e inspiradas com toda experiência que viveram”, conclui.

Para a professora Camila Moreira Almeida de Miranda, os resultados têm sido impactantes. “A representante de uma das organizações do ciclo de 2024 declarou que participar desse projeto foi um ‘divisor de águas’ para sua organização. Agora ela consegue pensar de maneira estratégica e trabalhando de forma organizada a fim de estabelecer uma conexão entre os processos gerenciais existentes em sua empresa. Ouvir isso é a certeza de que esse projeto impacta vidas. Além disso, os nossos estudantes ficam encantados com a experiência em consultoria pela qual são submetidos. Para eles, fazer parte do processo de melhoria contínua dos negócios de Campo Grande faz toda diferença em suas carreiras. É uma forma de retribuir à sociedade todo o esforço que ela faz para manter nossa instituição viva. E é exatamente isso que nos motiva a continuar”, revela.

Para 2025, a previsão é de um novo edital de inscrição a ser lançado no final do primeiro semestre. Organizações que queiram participar e demais interessados em mais informações sobre o projeto podem acessá-las nesta página

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Arquivo do projeto

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