Estudantes atletas representam a UFMS nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia 2024

Estudantes atletas da Universidade garantiram a representatividade da Instituição em três modalidades nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Praia 2024. A competição será realizada entre os dias 19 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro.

Cerca de 42 estudantes participaram da seletiva das categorias de futevôlei, beach wrestling, vôlei de praia, beach tennis, beach soccer, beach handball, basquetebol 3×3 e voleibol de praia 4×4 misto dos Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (Jums) de Praia e agora parte deles enfrentam nova jornada rumo ao pódio.

Entre os campeões do Jums Praia 2024 estão: os estudantes do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação (Faed) que formam a dupla masculina de futevôlei Felipe Figueiredo Macedo de Sena e José Marcos Porto Angelozi; a dupla feminina de futevôlei Marieli Benedites e Yasmim da Silva Bueno, também da Faed; a dupla feminina de beach tennis e estudantes do Curso de Fisioterapia, do Instituto Integrado de Saúde, e de Nutrição, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição respectivamente, Raissa Caroline Ferreira de Freitas e Maria Julia Cavalcanti e Castro; a dupla masculina de beach tennis composta pelos estudantes da Faed João Pedro Barreto Limeira e Victor Francisco Peres de Barros; e o estudante Heitor Arruda da Silva do Curso de Ciências da Computação da Faculdade de Computação, que se destacou no beach wrestling.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos, da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro, comemora os avanços do esporte universitário em diferentes modalidades e competições nacionais e internacionais. “Para mim, enquanto pessoa, profissional da área e gestora no Esporte da UFMS, é gratificante ver os resultados esportivos que o time UFMS vem conquistando. A cada ano, estamos inovando com os projetos esportivos, reconhecendo e valorizando o estudante atleta”, ressalta. “É lindo ver os nossos estudantes entusiasmados para levarem o nome da UFMS nos megaeventos esportivos. Vamos mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, em busca do pódio. Certamente, terei o sentimento de dever cumprido e a convicção de que o esporte é importante para a UFMS”, complementa.

No final do mês de maio, a equipe da UFMS tem discutido com a Federação de Esporte Universitário de Mato Grosso do Sul as orientações e providências necessárias para a participação da Universidade nos JUBs Praia 2024, consolidando a preparação dos atletas para o evento nacional.

“Estou muito animada para agosto chegar, para jogar o JUBs e estar no Rio, é uma cidade muito especial pra mim e vai ser minha primeira vez nesse campeonato. Estamos treinando bastante e nos preparando para esse torneio. Estamos com uma boa expectativa. Vamos dar nosso máximo em todos os jogos”, disse a estudante Maria Júlia Cavalcanti e Castro.

Heitor, estudante que competirá na modalidade wrestling, comenta que o momento é de empolgação. “Estou com uma grande expectativa, porque é meu primeiro ano de JUBs e quero trazer o primeiro de muitos títulos para o Estado e para a Universidade”.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Arquivo pessoal dos entrevistados