A estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus de Três Lagoas (CPTL), Ana Paula dos Santos Pereira, também realizou o sonho de colar grau, mesmo em meio a pandemia da Covid-19. A cerimônia ocorreu de forma on-line, seguindo todas as recomendações de higienização e distanciamento social, recomendadas pelas autoridades de saúde. A estudante compareceu à sala do gabinete do diretor do campus, Osmar Jesus Macedo, ontem (21), onde se encontraram remotamente com o reitor Marcelo Turine, pró-reitores e o coordenador do curso, Josué Bispo da Silva.
Desde a primeira vez em que a UFMS realizou uma colação de grau on-line, em 17 de abril, cada cerimônia tem sido única. Desta vez, a novidade foi a presença de três amigos da formanda, que também participaram da videoconferência. “Teve vantagens em ter essa colação virtual porque pessoas que estão mais longe e que não conseguiriam participar desse momento comigo, hoje conseguiram participar”, contou Ana Paula.
“Eu fico muito feliz de estar junto com vocês para poder vivenciar esse momento com a Ana Paula e com os seus amigos”, disse o reitor Marcelo Turine ao cumprimentar a estudante pela nova conquista. Em sua fala, o reitor também destacou a importância da Instituição em contribuir com a sociedade. “O papel da Universidade é essa missão social, essa missão humana de poder ajudar o nosso povo brasileiro”, completou.
A valorização do papel do professor no processo de formação da população, principalmente durante o período em que vivemos, também marcou a cerimônia. “Apesar de nós estarmos passando por essa dificuldade, nós precisamos de professores. Em todas as áreas e em todos os campos da Ciência nós precisamos do professor. O professor é o que dá impulso, que transmite, que colabora com o processo de transmissão de conhecimento de uma geração para outra”, disse o diretor do campus.
Ana Paula já era bacharel em Ciências Biológicas quando decidiu fazer a licenciatura na mesma área, um desejo antigo segundo ela. Egressa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira, a bióloga escolheu a UFMS para concluir a sua formação como professora. “Eu acho que a UFMS ela veio para isso, ela veio para agregar, para eu ter exemplos e conhecer pessoas que me fizeram me apaixonar mais pela licenciatura e eu só agradeço por isso”.
Durante a cerimônia, ela se emocionou ao falar sobre a oportunidade de poder colar grau durante uma pandemia. “Ter essa colação de grau nesse momento em que a sociedade está, vamos dizer de “pernas pro ar” né? Eu acho que receber esse título de professora é algo extremamente grato e eu não tenho nem palavras para descrever”. Para Ana Paula, a emoção também veio da consciência da profissão que escolheu e como ela poderá contribuir para sociedade com o ensino de Ciências. “Senti a emoção que eu sempre senti quando eu escolhi fazer a licenciatura, de estar no caminho certo e saber que esse é um caminho árduo, mas que é o caminho para mim, que é ensinar, fazer as pessoas se apaixonarem tanto pela ciência quanto eu sou apaixonada”.
Texto: Thayná Oliveira
Fotos: Osmar Jesus Macedo