Estudante atleta é indicada à premiação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

A estudante do Curso de Fisioterapia e bolsista do programa Bolsa Atleta, Raissa Caroline Ferreira de Freitas, foi indicada à premiação Melhores do Ano – Temporada 2023 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A cerimônia, na qual serão reconhecidos e homenageados os melhores atletas do calendário nacional e internacional, federações universitárias estaduais, instituições de Ensino Superior e parceiros da última temporada, será realizada no Rio de Janeiro (RJ) nesta terça-feira, 26.

“Fiquei muito feliz com a indicação, é um sentimento de dever cumprido e também de recompensa por todo o esforço e dedicação ao esporte, apesar de toda a dificuldade para encaixar os treinos na rotina acadêmica”, celebra Raíssa.

“Ver esse reconhecimento acontecendo no mês das mulheres, nos enche de alegria. Além disso, é gratificante para a UFMS ver o nome da instituição fazendo parte dessa história no esporte universitário brasileiro”, aponta a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edinéia Ribeiro. 

Raissa Freitas pratica beach tennis há 12 anos e segue uma programação semanal de treinos em grupo e treinos em dupla, com a estudante de Enfermagem Naiady Ortega, parceira na conquista da 1ª colocação nos Jogos Universitários Brasileiros Praia em 2023. O treinador é Jailson Paz, tio da estudante. “Faço treino de quadra uma vez por semana e tento jogar de duas a três vezes por semana. Faço também treino físico três vezes por semana”, informou. 

Além do primeiro lugar no JUBs Praia no ano passado, Raíssa participou de circuitos municipais e estaduais. “Tento participar do maior número possível de competições, a quantidade que couber no meu orçamento”, disse.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos Edinéia Ribeiro lembra que o Bolsa Atleta é um grande incentivo para que estudantes com habilidades e desempenho de excelência representem a UFMS nos eventos esportivos do cenário estadual, regional, nacional e internacional. “A homenagem que a Raíssa irá receber é o reconhecimento de que investir no esporte universitário gera impacto na formação acadêmica e pessoal do estudante atleta, na visibilidade da universidade, podendo contribuir na vida profissional desse jovem quando adentrar o mercado de trabalho”, comenta. O programa Bolsa Atleta está com inscrições abertas até 13 de abril, mais informações podem ser obtidas aqui.

Premiação

Considerada “o Oscar” do esporte universitário brasileiro, a premiação Melhores do Ano da CBDU é composta pelo Troféu Professor Luisão, voltado às instituições de ensino superior de melhor performance; pelo Troféu Felipe Luna, voltado às cinco federações universitárias estaduais melhores colocadas no ranking; e pelos Troféus Melhores do Ano, voltados tanto aos atletas destaque quanto aos técnicos, parceiros, marcas e imprensa. 

Os vencedores são definidos por um sistema anual de pontuação, que leva em conta todo o calendário de competições, e também por uma comissão da CBDU. Além das categorias já citadas, há premiação também para o ou a Craque da Galera, escolhido ou escolhida por votação popular.

Texto: Ariane Comineti – com informações da CBDU

Fotos: Arquivo da atleta, André Lorenzoni e Miracy Milhomem (CBDU)