Estão abertas as inscrições para propostas de atividades de popularização da ciência nas escolas

Professores responsáveis por disciplinas com carga horária de extensão têm a oportunidade de levar a ciência até a Educação Básica em Mato Grosso do Sul. O edital do programa Vem pra UFMS tem 400 vagas disponíveis, e as inscrições ficam abertas até o dia 9 de maio.

O processo seletivo foi aberto com o objetivo de fomentar a troca entre a Universidade e a sociedade, visando a divulgação das ações desenvolvidas na UFMS. Segundo a diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla Gasques, o edital oferece apoio  para os docentes que têm carga horária de extensão em suas disciplinas. 

“Esse processo seletivo vem para auxiliar, para que o professor coloque seus estudantes para apresentar os conteúdos de sua disciplina nas escolas. A finalidade é levar para a comunidade o conteúdo que está sendo ensinado, debatido e exposto aqui na Universidade Federal”, detalha. 

Ao todo, são 200 vagas para apresentações individuais ou coletivas em escolas de Campo Grande. Há, ainda, 200 oportunidades distribuídas nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Segundo a diretora, a Universidade tem uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e as atividades serão desenvolvidas nas instituições listadas no edital. As apresentações poderão ser realizadas nas salas de aulas ou em formato de feiras de ciência, no pátio das escolas. “Os estudantes irão até as instituições para apresentar o que é desenvolvido na disciplina, vão apresentar o conteúdo para os alunos da rede estadual”, explica.

Inscrições

O professor interessado deve submeter a proposta pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). O plano deve conter informações como as atividades previstas, os nomes e Registro Geral Acadêmico (RGA) dos participantes e o modelo de banner a ser apresentado.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 16 de maio. Confira mais detalhes no edital: 

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Texto: Mylena Rocha