Estacionamento Central da Cidade Universitária será revitalizado

A Comissão Permanente de Patrimônio e Áreas Verdes da UFMS, a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo trabalham para a revitalização do estacionamento central da Cidade Universitária. O objetivo é implementar melhorias não só no que diz respeito ao asfaltamento, mas também à permeabilidade, à manutenção das árvores e plantas que compõem o espaço, à acessibilidade e ao melhor uso do local.

Segundo a Vice-Reitora Camila Ítavo a preocupação da administração é promover uma intervenção que atenda às diversas demandas. “Estamos pensando juntos no que podemos fazer para que o estacionamento central tenha mais acessibilidade e segurança, com a preservação da natureza ali presente. A intenção é que o local sirva tanto para estacionarmos os veículos no dia a dia, quanto como apoio para a realização esporádica de eventos, como a SBPC em 2019, que englobará muitas estruturas da Cidade Universitária”, disse.

O Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros reforçou a importância da revitalização e dos estudos prévios. “Queremos utilizar o espaço da melhor maneira possível e por isso temos de ter criatividade sem comprometer o meio ambiente”, afirmou.

A reunião foi realizada hoje (4) pela manhã na sala de Atos da Reitoria, onde foram apresentadas alternativas arquitetônicas para o estacionamento e as intervenções necessárias. O próximo passo é conseguir a autorização da Secretaria de Meio Ambiente e  Gestão Urbana do município para as adequações a serem realizadas no que tange às árvores.

Os estudos são feitos em parceria entre a Coordenadoria de Projetos, Obras e Sustentabilidade da Proadi e o Laboratório da Paisagem da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng).