Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização em Gestão em Segurança Pública. Profissionais portadores de diplomas devidamente registrados no Brasil ou revalidados, caso tenham sido obtidos no exterior, podem se inscrever até o dia 20 de setembro na página da Pós-Graduação.
O coordenador da especialização e diretor da Faculdade de Direito (Fadir), Fernando Lopes Nogueira, destaca a importância de levar o conhecimento para mais pessoas e afirma que o assunto envolve diversas áreas além do direito. “Outras áreas, como a Polícia Militar, guardas municipais e outros órgãos de segurança pública, podem ter essa gestão e segurança pública e adquirir o conhecimento que os nossos professores irão ministrar ao decorrer dessa especialização”.
A especialização engloba assuntos do direito público, concentrado em questões da gestão pública. “[Os estudantes terão] conhecimentos teóricos e práticos necessários para exercício profissional com vistas à elevados padrões de eficiência da gestão pública, impactando positivamente na promoção de serviços de qualidade, como gestão de conflitos aplicada à segurança pública e políticas públicas de segurança e fronteiras”, esclarece o secretário da Fadir, Devanildo Braz da Silva.
O secretário ressalta que o objetivo principal é incentivar a reflexão crítica sobre a segurança pública, do ponto de vista estatal e social. Além de aprofundar os conhecimentos técnicos e procedimentais na atuação dos profissionais de segurança pública. “Estimular com embasamento teórico, didático e prático, com vistas à sua qualificação e ao aprimoramento de seus saberes e competências”.
Serão oferecidas 350 vagas para ingresso no ano de 2024, sendo 280 para ampla concorrência, 10% para inscritos que encontram-se na condição de vulnerabilidade socioeconômica e outros 10% estão reservados às ações afirmativas (pessoas pretas, indígenas e com deficiências). Para os candidatos estrangeiros, é necessário que estejam cientes dos regulamentos e leis referentes à sua situação no País.
As aulas da especialização serão ministradas por profissionais especializados nas áreas de Segurança Pública, Gestão, Direito Penal e Direitos Humanos. As atividades de ensino serão realizadas na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, e algumas aulas síncronas podem ser marcadas por meio de plataformas de chamadas ao vivo, conforme calendário de cada disciplina. A mensalidade do curso é de 18 parcelas no valor de R$150 reais.
Os interessados devem estar atentos a todas informações e orientações descritas no edital. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Texto: Isadora Prado, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica