Especialista fala da inserção no mercado de trabalho por meio do estágio

Em comemoração ao Dia do Estagiário, a programação da Semana de Desenvolvimento Profissional 2020, na Cidade Universitária, foi aberta, hoje, às 8h, com a oficina “A importância do Estágio na inserção no mundo do trabalho”, ministrada pelo consultor de atendimento do CIEE/MS, Claudney Gotardo Lasclota e mediada pela acadêmica e estagiária da Proaes/UFMS, Amanda Cavalheiro. A palestra foi assistida por 250 pessoas pelo Google Meet e percorreu diferentes eixos relacionados à rotina do estagiário.

Dentre os assuntos que motivaram a participação dos interessados na temática da oficina estão as dicas mencionadas por Lasclota para ser bem-sucedido em uma seleção e, posteriormente, na atividade de estagiário, como: iniciativa e autonomia; trabalho em equipe; autodesenvolvimento contínuo, que nas palavras do especialista significa manter a vontade de aprender sobre rotinas, assuntos e processos novos; boa comunicação verbal e escrita; domínio de línguas estrangeiras.

O palestrante ressaltou ainda a importância de se estabelecer, e manter, o networking “hoje, as pessoas têm medo de se relacionar, elas conversam nas mídias sociais e esquecem de realizar o mesmo networking direcionado para o mercado de trabalho”. Ainda sobre networking e redes sociais, o especialista afirmou que o Linkedin é uma ferramenta aliada para a conquista da vaga e consequentemente para a inserção no mercado de trabalho. E para aqueles que não possuem um vasto currículo, a dica do especialista é compartilhar, nas redes, artigos relacionados à área de atuação profissional, ser fiel a quem você realmente é: “uma frase que sempre digo ‘é seja você mesmo’. Não adianta você colocar no seu currículo que participou de um projeto ou ação e você realmente não se identificar com a causas. Os head hunters, aqueles que procuram novos talentos, têm um feeling para encontrar os candidatos que são verdadeiros”.

Lasclota ainda sugere ainda que manter o espírito empreendedor é outra iniciativa que irá ajudar durante esta primeira inserção no mercado de trabalho. “Não apenas no sentido de gerenciar um negócio, mas no sentido global da palavra empreender que é tentar, arriscar-se a fazer algo”, complementa.

As mudanças na rotina do estagiário

O tema central da Semana de Desenvolvimento profissional é Desenvolvendo competências profissionais para um tempo de novos desafios, isto é relacionado ao cenário pandêmico que permeia o mundo. Vale mencionar que o que a Lei do Estagiário diz que o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso integrando conhecimentos práticos à formação acadêmica e por isso, deve ser acompanhado por um supervisor. No entanto, a pandemia da COVID-19 fez com diferentes áreas sociais fossem repensadas entre elas, o mercado de trabalho e por sua vez, a rotina do estagiário.

“A própria legislação não prevê o trabalho remoto para o estágio uma vez que as atividades precisam ser acompanhadas por um supervisor. Mas, já está sendo aceito o trabalho remoto dos estudantes, em suas casas, para não haver demissões em massa tanto do funcionário como estagiários. A rotina então prevê que o estagiário realize suas atividades no horário e tempo estabelecido pela empresa, tenha um espaço para o trabalho (tanto local quanto familiar) específico e este tem sido o maior desafio”, comenta o especialista.

Vagas de estágios 

Os acadêmicos e egressos da UFMS podem buscar vagas de estágio, emprego e trainee de empresas parceiras no Portal de Estágio ou de Egressos.

A Semana de Desenvolvimento Profissional

Esta é a 4ª Edição do evento, que está sendo realizada simultaneamente na Cidade Universitária e em oito câmpus da UFMS. E de acordo com a responsável pela organização do evento e chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Inclusão, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Marta Costa Beck o tema foi escolhido para incentivar a reflexão sobre os desafios enfrentados durante a situação pandêmica vivenciada por todos, atualmente.

“Queremos também aproximar nossos estudantes do mercado de trabalho. As atividades da Semana se configuram numa forma de trazermos discussões importantes para os nossos estudantes das diversas áreas dos cursos de graduação da UFMS. E, também, que esses estudantes sejam estimulados a abrir novos horizontes em suas vidas, mesmo vivenciando esta realidade de quarentena, por meio de atividades com acesso on-line”, ressalta Marta.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br.

Texto: Tathiane Panziera com colaboração de Lucas Caxito (estagiário da Agecom)