A tarde desta sexta-feira, 25, foi marcada pela entrega de bloco de salas modulares no Complexo Multiuso 2 e laboratório na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), além da inauguração oficial do espaço da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), na Cidade Universitária.
Em sua última semana enquanto gestor da UFMS, o reitor Marcelo Turine enfatizou a importância de finalizar o mandato com a entrega dos espaços. “Hoje estou muito emocionado, nada melhor do que finalizar com a entrega desses espaços que eram um sonho, que são o retrato de uma gestão de muita governança, inovação, sustentabilidade, pesquisa”, avalia.
“A Universidade é um espaço de criação das ideias. Sem ciência, sem tecnologia, as instituições não crescem. Quero parabenizar a Universidade e agradecer à comunidade universitária, professores, técnicos, nossos estudantes. Nesses oito anos como reitor, pude aprender bastante e ajudar a elevar a qualidade de ensino superior em Mato Grosso do Sul. Hoje a Universidade é uma das melhores do mundo e isso é algo que ninguém tira da gente”, enfatizou o reitor.
A vice-reitora Camila Ítavo destacou a expansão da própria Universidade, que é fruto de um trabalho coletivo. “Para nós, é uma alegria inaugurar esses espaços e a gente quer melhorar cada vez mais. A nossa Universidade está cada vez melhor, e ela é feita por todos nós, pelos estudantes, pelos professores, pelos técnicos. Isso é o senso do coletivo. […] Por meio da Universidade, a gente pode fazer a diferença, dando oportunidades e abrindo caminho para as pessoas e a gente quer cada vez mais ver isso. Eu acho que o céu é o limite e a gente sempre vai trabalhar para melhorar”.
O novo bloco com cinco salas de aulas integrado ao Complexo Multiuso 2 teve investimento de aproximadamente R$1,8 milhão. A estrutura modular permitiu a agilidade da obra, que foi finalizada em oito meses. Outro ponto de destaque na implantação do complexo de salas modulares foi a participação de integrantes da iniciativa desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para ressocialização de reeducandos do regime semiaberto.
“A alegria é muito grande que a gente está fazendo essa entrega aqui, que é muito especial por sair do formato de obra convencional e visar a implantação de modulares, que é muito mais rápida. Representa então rapidez e menor tempo de transtorno que qualquer obra gera ao longo da sua realização. Esse tipo de edificação levantada e entregue em tempo recorde é um presente, um conforto para a comunidade universitária”, explicou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros.
Outro espaço inaugurado na tarde da sexta-feira foram uma sala de aula e um laboratório da Faeng, que serão utilizados, em especial, para atividades do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, recém-aprovado pela Capes. A revitalização da infraestrutura dos espaços teve custo médio de R$100 mil.
“Com a aprovação do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, essas duas salas vem muito a calhar. Além da inauguração, é também uma oportunidade de poder expressar publicamente a gratidão a uma gestão muito produtiva, de uma parceria bastante intensa com a Faeng. Além da melhora da estrutura física, de laboratórios, equipamentos, todos os cursos da Faeng tiveram sua avaliação mantida, ou foi uma avaliação maior em relação às avaliações anteriores. Temos ainda a qualificação dos nossos docentes, técnicos e administrativos”, destacou o diretor da Faeng, Robert Schiaveto.
A inauguração oficial da Pime também esteve entre as atividades da tarde de sexta. O novo espaço propicia o estabelecimento de conexão e troca entre empreendedores. “A entrega desse novo espaço da Pime é um símbolo da trajetória linda do professor Turine no comando da nossa Universidade, simboliza o foco no fortalecimento da cultura do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade que foram o grande motor da gestão dos professores Camila e Turine. Esse espaço foi sonhado por muito tempo, […] faz com que o ambiente de inovação seja fortalecido”, ressaltou o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira.
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Álvaro Herculano