Espaço da Família UFMS oferece primeiros socorros e privacidade para amamentação

Visando proporcionar maior suporte, conforto e privacidade aos participantes da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Universidade em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Grande, disponibilizou o “Espaço Família UFMS”, uma estrutura para atendimentos as demandas pré-hospitalares, para amamentação e fraldário, localizada em frente à ExpoT&C.

Os docentes Elisvania Freitas dos Santos e Marcos Antônio Ferreira Junior, dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UFMS, respectivamente, foram os idealizadores da ideia. O espaço foi viabilizado a partir de um contêiner oftalmológico, oriundo de projetos de extensão da própria instituição. “Ninguém espera, mas as estudantes podem ser mães também e acabam trazendo toda a família para o evento. Por isso, pensamos em oferecer um espaço para que elas pudessem amamentar em um ambiente climatizado e discreto. E a vantagem do contêiner é que como ele foi montado para ser um consultório, conta com uma pia e frigobar e cadeiras maiores”, relata Marcos Antônio.

Ao lado do Espaço Família UFMS, estão localizados estandes da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), que está orientando sobre o controle de vetores e anemias, e as Ligas Acadêmicas dos cursos de saúde. Os alunos de enfermagem auxiliam nos primeiros socorros e em avaliações cardiológicas, os de odontologia orientam sobre escovação e realizam exames preventivos ou detecção precoce do câncer bucal. Já os estudantes de nutrição, participam da Tenda da Felicidade e da Rotulagem, na qual objetiva instruir sobre os alimentos consumidos e analisar seus respectivos rótulos, propondo melhorias alimentares.

O Corpo de Bombeiros também está presente com um estande na SBPC 2019. Além de prestarem auxílio às famílias, também expõem os materiais utilizados pelas equipes de combate à incêndios, pré-hospitalares e recolhimento de vítimas. Nesta sexta-feira, às 9 horas haverá uma simulação para demonstrar uma técnica de retirada do paciente das ferragens em ângulo 0. Em seguida, às 11h30, cães bombeiros visitam o estande para exemplificar atividades que desenvolvem, de resgate em florestas, soterramento e outros.

Marcos ainda destaca o papel da 71ª Reunião da SBPC, como uma oportunidade de mostrar o quanto a universidade produz conhecimento em prol da população. “Os nossos parceiros, como o corpo de bombeiros, estão demonstrando resultados de pesquisas científicas no avanço do resgate, assim como do benefício dos animais em ambientes de recuperação e até mesmo em desastres naturais. Então aqui, nós atingimos pessoas que normalmente não tomariam conhecimento disso em nossas ações. O evento tem um aspecto bem social também”.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)