Escola de Música oferece mais de 300 vagas para crianças e adultos

A Escola de Música da UFMS está com inscrições abertas até domingo, 18, para atividades no segundo semestre. A iniciativa oferece 385 vagas para a prática de instrumentos musicais de corda e sopro, atividades de musicalização infantil, participação em corais e em aulas de teoria musical. As inscrições estão abertas para toda a comunidade e os interessados devem realizar o preenchimento do formulário disponível na página do Programa.

As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição, e será cobrada uma taxa única semestral no valor de R$ 200 para novos alunos. As atividades de prática musical disponíveis são para os instrumentos de violão, violino e flauta doce, com turmas iniciantes e intermediárias; musicalização infantil, para crianças de um a seis anos de idade; coro feminino CanteMus, a partir de 16 anos; rematrículas no coro CanteMus e no Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS; aulas de Iniciação ao Solfejo, a partir de 12 anos; e de introdução à Teoria Musical, a partir de 16 anos.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira, destaca que o aprendizado musical é uma atividade prazerosa, que acarreta benefícios cognitivos para quem a pratica. “Aprender música te traz uma autodisciplina e tem um impacto positivo, por exemplo, no aprendizado escolar e na concentração. A sua percepção do mundo dos sons muda, então, quando
você está em um lugar que tem música, você começa a perceber coisas que os outros não percebem e se torna um ser humano mais sensível ao mundo dos sons. Essa é uma vantagem enorme do ponto de vista da educação”.

“Eu gostaria de salientar que [a Escola de Música] é uma oportunidade também para aqueles que querem ingressar no Vestibular, porque a pessoa vai entender o Curso de Música da UFMS, que abre as portas para esses alunos do Programa, e a extensão é essa porta da Universidade, sempre aberta para a comunidade. Então, é muito importante se você tiver um filho pequeno, se você tiver um amigo que tem talento, vir aqui para a Universidade e ficar próximo, porque os professores do curso estão aqui como supervisores. Nós temos também parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que apoia com professores, então é um Programa com muita qualidade”, ressalta o pró-reitor.

As atividades do Programa serão coordenadas por professores do Curso de Música da UFMS e as aulas ministradas por bolsistas do Curso de Música e por professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. As aulas são coletivas e realizadas presencialmente no prédio do Curso de Música da UFMS, localizado no setor 3 da Cidade Universitária. O início das atividades deste semestre está previsto para 29 de agosto.

EDITAL (PROECE_RTR) n 336, de 12-08-2024.

Texto: Giulia Fonseca, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica