O projeto de extensão Escola de Música não interrompeu as atividades durante a pandemia da Covid-19. Os professores optaram por ministrar as aulas utilizando plataformas digitais.
Está sendo realizado um encontro semanal para cada modalidade ofertada pela Escola em plataformas como o Google Meet, Hangouts, Google Duo e até mesmo o Whatsapp. “Algumas aulas estão sendo realizadas em grupo e outras individualmente. Além disso, alguns professores e bolsistas têm enviado vídeos didáticos ou de performance, como materiais complementares”, explica a professora Ana Lúcia Gaborim, vice-coordenadora do projeto.
Para que as aulas online fossem possíveis, os professores tiveram que fazer adaptações. “Tivemos que pesquisar outras metodologias de ensino a distância, pois toda a nossa didática é baseada no ensino presencial, em grupo. Não é possível fazer música simultaneamente pelas plataformas online, por causa do delay de som e de tempo”, explica a professora.
A resposta para o desafio foi a realização de atividades diferentes das usuais. “Procuramos realizar exercícios alternativos, enviados por e-mail ou Whatsapp, para que os alunos possam praticar em suas casas. Também há canais no YouTube com conteúdos relacionados às aulas, produzidos e/ou recomendados pelos professores, que os alunos podem assistir em um horário que lhe for conveniente, enriquecendo os conteúdos e habilidades que estão sendo trabalhados”, conta o professor Pieter Rahmeier, coordenador da área de violão.
Segundo Ana Lúcia, a razão pela qual a Escola de Música optou pela não paralisação foi para que os estudantes não perdessem o progresso com seus instrumentos, algo que poderia atrasar o ensino após o retorno das atividades presenciais. “Por enquanto, não temos uma previsão de retorno e o tempo é precioso… Se deixarmos de praticar instrumentos e canto durante este período, será difícil recuperarmos esse tempo e acabaremos ficando ‘enferrujados’ e consequentemente o retorno às atividades será mais difícil”, afirma. “É preciso ressaltar que o aprendizado musical é cognitivo e ao mesmo tempo físico, ou seja, é exercício para o corpo e para a mente. Precisa ser realizado regularmente para ser efetivo”.
Para o professor Jackes Douglas, coordenador da Escola de Música, a continuação dos estudos pode auxiliar com a ansiedade causada pelo momento atual. “Acreditamos que estudar música auxilia na prevenção da ansiedade causada pelas incertezas sociais trazidas pela pandemia, além de proporcionar formação para aqueles que desejam se tornar músicos profissionais ou amadores”.
Texto: Leticia Bueno