Escola de Conselhos da UFMS capacita novos conselheiros tutelares

O Programa Escola de Conselhos da UFMS está realizando a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no município de Campo Grande para atuarem nos 4° e 5° conselhos. A atividade é uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ocorre dos dias 11 a 15 de março, na Cidade Universitária.

Ao longo da semana, serão abordados temas que auxiliarão os novos conselheiros a compreender suas atribuições e competências na defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes do município, como doutrina da proteção integral e rede de proteção e políticas públicas para infância e adolescência.

Além das aulas, também será realizada a formação prática para uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes.

O CMDCA acionou a Escola de Conselhos para firmar a parceria, contribuindo com a formação teórica na área da infância e adolescência. A Escola de Conselhos da UFMS capacita e forma conselheiros tutelares desde 1998 e implementou o primeiro curso de educação continuada de conselheiros tutelares do Brasil, se consolidando como referência nacional.

O Coordenador da Escola de Conselhos, Angelo Motti, dá as boas-vindas aos conselheiros.

Texto: Leticia Bueno (com informações de Lynara Ojeda, jornalista do Programa Escola de Conselhos da UFMS)

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Grande