Escola de Administração e Negócios tem novo diretor

Nesta terça-feira, 2, tomou posse como novo diretor da Escola de Administração e Negócios (Esan) o professor Cláudio Cesar da Silva. A cerimônia foi realizada no auditório da Esan, na Cidade Universitária. Compuseram a mesa de autoridades, o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, o diretor-presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab) de Mato Grosso do Sul Ademar Silva Júnior, o diretor-presidente da Escola Judicial (Ejud), desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa e o ex-diretor da Esan José Carlos de Jesus Lopes.

“A UFMS agradece ao professor Jesus por esses oito anos. Muito obrigado pela parceria da Esan com a Universidade. O maior legado é o aumento de estudantes que vimos obtendo. Agradeço muito pelas contribuições na direção e tenho certeza que vai continuar contribuindo enquanto professor e pesquisador”, falou o reitor Marcelo Turine. “A Esan acompanhou o crescimento da UFMS. Aumentamos o número de estudantes, de professores e técnicos, e consequentemente houve uma melhoria na qualidade dos cursos. Nosso grande desejo é que a Escola continue crescendo, contribuindo para um melhor atendimento para a sociedade”, reforçou Camila.

O novo diretor agradeceu a presença de todos. “Quero agradecer a cada um que veio me prestigiar e dar forças para que possa fazer um trabalho com muita alegria, fazendo a diferença na vida das pessoas e da nossa Instituição. Esse é um momento para mim de gratidão. Tenho que agradecer porque ninguém faz nada sozinho. Ao assumir a Esan, meu maior desejo é retribuir todo o carinho que tive quando no início dos anos 1980 cheguei até aqui”, confessou Cláudio que, além de administrador graduado pela UFMS, iniciou a carreira na Instituição como técnico e, posteriormente, após conclusão da pós-graduação, foi aprovado em concurso público para o magistério. Cláudio já atuou na administração pública como diretor Administrativo do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian no período de 2017 a 2022; diretor de Operações da Prefeitura Universitária; assessor da Reitoria; chefe da Coordenadoria de Educação a Distância; pró-reitor de Administração e de Infraestrutura, além de coordenador do curso de Administração Pública da Esan e coordenador da Universidade Aberta do Brasil.

“A Ejud está à disposição para participar da Escola. Já temos parcerias exitosas com a Esan e pretendemos ampliá-las”, falou o desembargador Odemilson Fassa. “Para nós do Governo do Estado é uma satisfação nos fazermos presentes a essa cerimônia. Quero dizer que o governo quer reforçar e ampliar as parcerias presentes. Neste momento nossa economia é pujante e pretendemos fazer com que fique assim o máximo de tempo possível”, disse o diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva.

Despedida

Em seu discurso de despedida, o professor Jesus apresentou alguns resultados obtidos durante sua gestão de oito anos à frente da Esan. “Quando começamos nosso mandato, havia cinco técnicos e hoje são 12. Também crescemos em número de professores, passando de 38 para 53. Todas as salas foram climatizadas e hoje abrigamos cinco cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Turismo. Antes tínhamos apenas cinco cursos de pós-graduação, hoje temos três PPGS: Mestrado e Doutorado em Administração, Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis e Mestrado e Doutorado em profissional em Gestão Pública, sendo que esse último se encontra com proposta submetida à avaliação da Capes/UFMS e a UFMS está aguardando parecer da comissão”, falou Jesus.

Ele destacou ainda o aumento no número estudantes de graduação na Esan e o estabelecimento de convênios nacionais e internacionais, com o com Marrocos e Argentina. “Por fim, agradeço à algumas forças que me conduziram até aqui: a Deus, minha mãe, minha esposa e minha filha, aos colegas servidores professores e técnicos, aos colegas que estão nas pró-reitorias e ao reitor Turine e a vice-reitora Camila por todo apoio”, finalizou.

O professor Jesus recebeu um certificado de agradecimento pelas contribuições à frente da Esan. Participaram, ainda, da cerimônia, professores, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação, pró-reitores e diretores de unidades da administração central e setorial.

 

Texto: Vanessa Amin
Fotos: Álvaro Herculano