Equipes podem submeter propostas para criação e registro de novas empresas juniores

Estão abertas as inscrições para a seleção de projetos para criação e registro de novas empresas juniores na Universidade. O edital de fluxo contínuo seleciona ideias que receberão apoio financeiro.

Segundo a secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), Mariana Marcondes, o edital busca selecionar projetos para criação e registro de novas EJs alinhadas ao desenvolvimento regional sustentável. As empresas juniores fornecem experiências importantes para os graduandos. 

“É uma oportunidade dos estudantes aplicarem na prática os conteúdos aprendidos na sala de aula. Nas EJs, eles aprendem sobre gestão e mercado, trabalham com a criação de projetos, aprendem sobre o cumprimento de prazos e a apresentação de resultados”, afirma.

A empresa júnior pode ser composta por estudantes de diferentes cursos, desde que as atividades a serem desenvolvidas estejam relacionadas. “Podem participar projetos com uma equipe de, no mínimo, cinco acadêmicos de graduação e um professor supervisor. As EJs são associações civis sem fins lucrativos, então todo o faturamento obtido com os serviços prestados é utilizado para a capacitação e desenvolvimento de projetos, é reinvestido na própria estrutura da empresa”, detalha.

A Aginova vai selecionar até seis propostas que receberão auxílio financeiro para as despesas de criação das empresas juniores. O edital disponibiliza o valor total de R$ 10 mil para custeio das propostas, sendo que cada EJ receberá até R$ 1.650.

“Os projetos recebem apoio para custear as despesas iniciais, como o desenvolvimento do estatuto, o registro em cartório e a  criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Após o cumprimento de todas as etapas, a EJ será reconhecida pelo programa UFMS Júnior e poderá iniciar suas atividades”, diz a secretária.

Submissão de propostas

O período para apresentar ideias de empresas juniores segue até o dia 31 de outubro. Conforme o edital, o professor supervisor deverá submeter o projeto por meio de um formulário no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

O docente responsável deve anexar a ata de criação ou de fundação da EJ e da eleição da diretoria; o plano acadêmico; e a resolução do colegiado de curso e do conselho da unidade que aprova o plano acadêmico. Confira o edital:

Download (PDF, 268KB)

Texto: Mylena Rocha