Equipes de Competição já podem ser cadastradas no Sigproj

Está aberto o período de cadastro das Equipes de Competição da UFMS com início de vigência em 2022. O fluxo contínuo de submissões termina em 1º de novembro. “A equipe é uma ação de ensino constituída por um grupo de estudantes sob a coordenação de um servidor efetivo da UFMS e tem como objetivo formar um grupo para participar de competições de cunho acadêmico-científico representando a Universidade”, explica a pró-reitora de Graduação (Prograd) substituta Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa.

Para submissão, o professor ou técnico deve acessar o Edital nº 26/2022 no Sigproj. Os procedimentos e cronograma contidos na Instrução Normativa da Prograd nº 52/2021 devem ser observados. “As equipes de competição poderão ter vigência de até 60 meses em função a necessidade e das características próprias de atuação são obrigadas a prestar contas técnicas e financeiras, quando for o caso, anualmente”, destaca Heloisa.

“A Prograd poderá apoiar financeiramente por meio de um outro edital específico para este fim as equipes cadastradas no presente edital, desde que devidamente aprovadas pela unidade e enquadradas pela Pró-reitoria. A concessão de apoio financeiro está vinculada e condicionada aos limites orçamentários da UFMS”, ressalta a pró-reitora.

O servidor que coordenará a equipe deve preencher o formulário e cadastrar todos os integrantes que deverão dar o aceite de participação também pelo Sigproj. “Esse edital está aberto a toda a comunidade universitária, sendo responsabilidade do servidor efetivo da UFMS o cadastro da equipe e de todos os seus integrantes, ou seja, dos estudantes que estarão vinculados à equipe de competição”, comenta Costa.

É importante que a proposta esteja vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS), acordados pela ONU (veja aqui). Para coordenar a equipe, o servidor deve possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e ORCiD, além de não possuir pendências junto a Prograd. As propostas devem passar por um processo de análise preliminar na Comissão Setorial de Ensino da unidade de administração setorial a que pertence. Em caso de aprovação pela unidade, a mesma será encaminhada à Pró-reitoria com, no mínimo dez dias antes do início das atividades da equipe. Após o enquadramento da proposta pela Prograd, deve ocorrer a homologação pelo Conselho de Graduação.

Mais informações e esclarecimentos devem ser solicitados por e-mail para seppe.prograd@ufms.br

 

Texto: Vanessa Amin