Equipes de cheerleading da UFMS se destacam em campeonato regional

Os atletas das equipes de cheerleading da Cidade Universitária e do Câmpus de Paranaíba (CPar), XiTigers e Blue Cats, representaram a Universidade no campeonato regional de cheerleading, o Integra Cheer. O evento foi realizado em Cuiabá, entre os dias 21 e 22 de setembro, com a participação de 244 atletas do Centro-Oeste, divididos em 14 equipes.

“Participar do evento foi maravilhoso, pois houve a integração de todas as equipes, que foi o objetivo maior do Integra Cheers. A importância maior é a integração com as equipes de outros estados e instituições de ensino, mas as orientações da equipe de treinadores do evento foram muito interessantes também. Com toda certeza, todos os alunos ficaram muito contentes em participar e voltaram muito mais motivados a continuarem os treinamentos com o aprendizado adquirido lá”, destaca o técnico da Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Joacir Arruda.

O professor do CPar e coordenador da equipe XiTigers, Carlos Rodrigues da Silva, considera que a participação em competições possibilita o fortalecimento do laço interno das equipes. “Tenho observado que a convivência entre eles tem se mostrado um ambiente de aconchego e de amizade. Considerando que alguns dos atletas não possuem parentes na cidade onde estudam, o cheerleading torna-se um ambiente de ‘família’, onde esses atletas encontram amparo e companheirismo. Destaca-se que por fazerem apresentações em eventos locais, possibilita-se, ainda, a integração com outros nichos da sociedade local”, observa.

A competição contou com categorias individuais e em equipes em três níveis diferentes, nas divisões Escolar, All Star (ginásio) e Universitário, e nas modalidades feminina, masculina e misto. “A XiTigers competiu em duas categorias na divisão universitária, group stunt (equipe) no gênero all girl (feminino) no nível um e team cheer (equipe) no gênero coed (misto), também no nível um. Além de muito aprendizado, os resultados da equipe foram os dois primeiros pódios da nossa história, ganhamos ambas as categorias em 1° lugar, com uma ótima pontuação, e realizamos a apresentação de uma rotina hit zero, sem nenhum erro, ilegalidade e quedas”, relata a estudante do Curso de Psicologia no CPar e capitã da equipe de cheerleading XiTigers, Maylla Gomes da Silva.

Ainda de acordo com estudante Maylla, a competição regional foi uma oportunidade de ter contato com atletas mais experientes e de níveis mais altos, o que rendeu novos conhecimentos e experiências novas para o time. “Foi simplesmente indescritível a sensação de participar deste evento, foi a primeira experiência em competição de grande parte do time e a segunda da história da XiTigers. Para a equipe, o evento começa antes mesmo da data da competição, toda a preparação foi muito árdua e só de poder mostrar todos os nossos meses de trabalho para o público é muito gratificante. Eu fico muito orgulhosa de perceber que valeu a pena todo o esforço dos treinos vendo a evolução do time no geral, que é muito nítida”, conta.

O time Blue Cats competiu no Integra Cheer com 14 dos 25 atletas da equipe nas modalidades universitárias mistas de nível dois sem tumbling (giros e pulos), em que os atletas focam na execução de acrobacias e coreografias. “Conseguimos ótimos resultados, ficando em 5° lugar na nossa categoria, mesmo sem técnico ou coaches como a maioria das equipes, sendo eu a capitã e a treinadora. Além disso, tudo que aprendemos até agora nós devemos a nós mesmos, atletas, que conseguimos aprender os movimentos pesquisando e vendo vídeos. Estamos muito orgulhosos, mas também vemos isso como um ponto de partida”, relata a estudante do Curso de Engenharia da Computação e capitã da equipe Blue Cats, Vitória Marques.

“O cheerleading promove o trabalho em equipe, disciplina, superação e ainda contribui para a integração da comunidade universitária. O esporte também quebra preconceitos e estereótipos, mostrando o quanto é técnico e exigente fisicamente. Além disso, o cheerleading é considerado um esporte olímpico, o que reforça sua relevância no cenário esportivo global e destaca ainda mais a importância de termos equipes universitárias dedicadas a ele”, pontua Vitória.

As equipes da UFMS se preparam agora para participar de outras competições, como o Cheerfest, o maior campeonato de cheerleading do Brasil, e o time Blue Cats representará a Universidade nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados entre os dias 8 e 19 de outubro em Brasília. “Ter a primeira equipe de cheerleading do Estado representando a UFMS é mais um motivo para apoiar a modalidade. Será o segundo ano consecutivo que a equipe representará a UFMS no JUBs, sendo a única modalidade em equipe da Instituição, as outras serão modalidades individuais”, ressalta Joacir Arruda.

Mais informações sobre as atividades das equipes de cheerleading podem ser conferidas nos perfis do Instagram do Blue Cats e XiTigers.

Texto: Giulia Fonseca, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Fotos: Arquivo das equipes Blue Cats e XiTigers