A partir da pergunta “E se a gente se reunir e compartilhar informações, atividades e mensagens durante a pandemia da Covid-19?”, uma equipe da UFMS do campus de Paranaíba criou e atualiza uma plataforma on-line. O projeto foi aprovado no edital lançado pela Universidade para ideias e ações contra o novo Coronavirus e já está em andamento desde o início de maio.
A ideia para o site surgiu a partir de duas observações: a impossibilidade de manter atividades presenciais com o público das ações de extensão já realizadas no campus e a baixa taxa de isolamento social observada no estado e no município. “Já havia grupos de comunicação nas redes sociais com os participantes de extensão, então pensamos em como mantê-los informados nesse período de combate à Covid-19. Quanto ao isolamento, acreditamos que a página pode vir a sensibilizar parte da população para ficar em casa. Entendemos que informação, prevenção e isolamento social são os mecanismos que temos para enfrentar a pandemia”, explica o coordenador da ação, professor Geraldino de Araújo.
A página reúne informações para serem compartilhadas, tais como prevenção contra o Coronavírus; atividades para promover o isolamento social; ações locais de prevenção e de solidariedade; ações de pensamento positivo e agradecimento aos profissionais vinculados às atividades essenciais, entre eles os trabalhadores da área da saúde. “Estamos incluindo conteúdo na plataforma e, para pulverizar as informações, promovemos também campanhas nas redes sociais. Já realizamos uma campanha para ajudar quem precisa preencher o auxílio emergencial, com a divulgação da página que reúne informações sobre quem pode pedir o auxílio, perguntas e respostas, como regularizar o CPF e dados sobre o pagamento. Estamos definindo o cronograma das próximas campanhas”, informa o professor.
A equipe é atualmente composta por dois docentes, dois técnicos administrativos, onze estudantes voluntários e uma bolsista. Todos estão envolvidos na divulgação das campanhas em suas redes sociais pessoais e qualquer pessoa, vinculada ao projeto ou não, pode sugerir conteúdos. Recentemente o grupo também abriu chamada para participação, assim a equipe espera alcançar ainda mais pessoas com as informações.
A voluntária Livia de Oliveira do 3º semestre de Administração explicou que o Time Enactus de Paranaíba do qual faz parte tem justamente o objetivo de mudar o mundo por meio de projetos de impacto na comunidade. “Tanto nosso Time quanto os demais estudantes envolvidos desenvolvemos ações para mudar a vida das pessoas, dessa maneira, ao transmitir essas informações e essa visão queremos despertar a iniciativa de eles também contribuírem com pequenas ações, principalmente em momentos difíceis como o que estamos passando”, disse.
Carla Dominic Pereira também de Administração, do 5º semestre, atua como bolsista no projeto, alimentando a plataforma com informações diversas como atividades que podem ser realizadas no isolamento social, ações de solidariedade, locais de distribuição de máscaras gratuitas, entre outras. “Nesse momento delicado, qualquer coisa que venha a agregar positivamente para a vida das pessoas é de extrema importância. Não só na parte física, relacionada à prevenção da doença, mas também na parte emocional, e temos o intuito e o otimismo de contribuir para o bem estar mental da população”, lembrou.
Para Leonardo Chaves, técnico administrativo na Universidade, participar de ações como esta permite colocar em prática a empatia. Além de auxiliar na divulgação e compartilhamento nas plataformas do próprio projeto ele divulga as informações no site e redes sociais do campus e em suas redes pessoais. “Conscientizar, auxiliar e informar a população é extremamente válido, principalmente quando ainda temos cidadãos que não se convenceram da gravidade da doença. O processo de criação e compartilhamento dos conteúdos informativos é muito gratificante”, afirmou.
Texto: Ariane Comineti e Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no campus de Paranaíba)